TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO COM BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  4.046 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO

BRINCANDO E APRENDENDO COM BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Dourados

2015

JUSTIFICATIVA

A criança inserida na pré-escola está na fase do estágio pré-operacional de Piaget, onde seu pensamento e suas atitudes são permeados pelo egocentrismo, isto é, ela não consegue avaliar as circunstâncias através do ponto de vista do outro. Nesse período, ocorre a formação de atitudes básicas que influenciarão ao longo de suas vidas. Têm dificuldades de se concentrarem por longo tempo em determinadas coisas, São curiosas e falantes; o tempo todo perguntam o “porquê” , querem saber de tudo, conhecer o mundo a sua volta; possuem temores intensos; gostam de brincar de faz de conta, inserir-se em um mundo encantado de príncipes, princesas e heróis.

É muito importante que o profissional da educação saiba trabalhar com a criança, pois ela necessita de cuidados, atenção, paciência e compreensão dos adultos. Faz-se necessário envolvê-la nas atividades da turma, fornecer-lhe segurança, saber escutá-la; ela precisa sentir-se aceita, precisa brincar e expor seus sentimentos.

Os contos de fada são muito importantes para o desenvolvimento das crianças; pois proporcionam um viajar imaginário, despertam a criatividade, envolvem-nas em um mundo mágico, onde todo herói vence, toda princesa tem um final feliz ao lado de seu príncipe, o mal sempre perde e o bem sempre vence. Nos contos de fada tudo é possível! E na infância, seja em casa ou na escola a criança precisa deste contato com a fantasia, com o lúdico, o que contribuem para o despertar das capacidades física, cognitiva, efetiva, social e motora.

O universo literário infantil é riquíssimo, e o professor precisa gostar de ler e contar histórias e deve transmitir sua paixão pelos contos através de sua forma de contar ou realizar a leitura, para assim possa despertar o gosto da criança pela história e para que na idade certa ela possa ter curiosidade e interesse, sentir prazer na prática da leitura;

“a exposição do livro tem por obrigação de vir acompanhada de entusiasmo pelo professor, e este, deve atuar como mediador para que a leitura se desenvolva entre os pequenos. Para formar (futuros) leitores devemos ter paixão pela leitura.” (KLEIMAN, 2007, p. 15)

O professor deve reconhecer a importância dos contos de fada na vida da criança e propiciar através do seu planejamento, projetos que trabalhem este mundo maravilhoso que mistura imaginação, arte e faz de conta, dando lugar à criança para compreensão do mundo que a cerca, e ajuda-la a encontrar soluções ou meios de enfrentar seus conflitos internos. Abramovich (1995) afirma que:

[...]é ouvindo histórias que se pode sentir também emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, a tranquilidade e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve- com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma dessas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário. (ABRAMOVICH, 1995, p. 17).

As histórias dos contos de fada projetam e expressam situações de um determinado contexto de vida, de certa época, de modo que as crianças são capazes de idealizá-las, colocando-se no lugar dos personagens e aprendendo assim “os ensinamentos” que o conto subjetivamente passa e assim compará-los com a sua vida e o seu próprio dia a dia;

“e por se tratar de algo tão subjetivo, mesmo nos dias atuais em que não se tem cavaleiros valentes ou príncipes em cavalos brancos, elas podem ser encaixadas em outras situações diversas, de acordo com o grau de abstração e associação em relação a história a ser vivenciada.(MACHADO,2011. p. 24).

Este projeto tem por meta propiciar as crianças do Pré 2, uma relação dialógica e prazerosa através do contato com as histórias dos contos de fadas, favorecendo, de certa forma, a construção de personalidades e a conquista de um futuro leitor. Bem como, possibilitar o envolvimento em atividades que envolvam algumas das cem linguagens das crianças, oportunizando- lhes atividades que favorecerão o desenvolvimento da imaginação, argumentação, da expressão corporal, e por fim, facilitar uma melhor integração no ambiente escolar, a fim de promover ludicidade e aprendizagem.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar uma interação com o conto de fadas Branca de Neve , permitindo momentos de ludicidade e aprendizagem.

PLANEJAMENTO DIÁRIO

Segunda-feira

Na roda da conversa, apresentarei as crianças uma “caixa surpresa”, que conterá uma maçã supostamente envenenada. Desafiarei as crianças a adivinharem o que a caixa contém. “Estarei dando pistas, como por exemplo: é doce, é uma fruta.” Quando as crianças adivinharem farei um suspense dizendo que é a maçã envenenada do conto infantil Branca de neve e sete anões. Perguntarei se elas conhecem esta estória. Perguntarei se sabem o que são anões. Farei uma dinâmica com as crianças, dizendo que a caixa ficará na sala de aula e que elas serão as guardiãs daquela caixa para que a bruxa não venha pegar a maçã envenenada para levar para Branca de Neve. Em seguida, pedirei as crianças para desfazerem a roda da conversa para acomodarem-se em outro local para assistir a apresentação teatral do conto que estarei lhes apresentando. Utilizarei fantoches de varetas.

Após o término da apresentação teatral, solicitarei que as crianças façam desenhos da estória, no papel sulfite ( atividade essa que será utilizada para confecção de um mural expositivo numa outra aula.)

Faremos a brincadeira ”Maçã que passa, que passa”- brincadeira essa que utilizará a maçã da caixa surpresa apresentada no início da aula. Essa brincadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com