TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Trabalho acadêmico: APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata do estudo do Pronunciamento Técnico CPC 26 que tem como objetivo definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis por meio de requisitos gerais que asseguram a comparabilidade de tais demonstrações contábeis com períodos anteriores e com as demonstrações de outras entidades.

1. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

O objetivo é definir a base para as demonstrações contábeis, assegurar a comparabilidade tanto de períodos anteriores da mesma entidade quanto as de outras entidades. O pronunciamento estabelece requisitos gerais, diretrizes para a sua estrutura e requisitos mínimos para o seu conteúdo.

Esse pronunciamento deve ser aplicado em todas as demonstrações contábeis elaboradas e apresentado orientações e interpretações do CPC. Tal pronunciamento não se aplica a estrutura e ao conteúdo das demonstrações contábeis intermediarias.

Utiliza terminologia que são adequadas as entidades com fins lucrativos incluindo entidades e negócios do setor público. Caso as entidades sem fins lucrativo do setor privado o público venha aplicar este pronunciamento podem ter de retificar as descrições contábeis.

As entidades que não tenham capital próprio fundos de investimentos podem ter de adaptar a apresentação nas demonstrações contábeis e aos interesses de participações de seus membros ou proprietários.

1.1. Definições

As práticas contábeis brasileiras compreendem a legislação societária brasileira, os pronunciamentos, as interpretações e as orientações emitidas pelo CPC e homologados pelos órgãos reguladores e em consonância com as normas contábeis internacionais.

As notas explicativas contem informações adicionais em relação às apresentadas nas demonstrações contábeis, elas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados, e informações de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

Outros resultados abrangentes compreendem os itens de receitas e despesas que não são reconhecidos nas demonstrações de resultado, incluem:

• Variações na reserva de reavaliação;

• Ganhos e perdas atuarias em plano de pensão;

• Ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior;

• Ajuste de avaliação patrimonial relativo aos ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda;

• Ajustes de avaliação patrimonial relativo a efetiva parcela de ganhos o perdas de instrumentos de hedge em hedge de fluxo de caixa;

Proprietário é o detentor de instrumento classificados como patrimoniais (de capital próprio, no patrimônio líquido).

Ajustes de reclassificação é o valor reclassificado para o resultado nos períodos corrente, e reconhecido como outros resultados abrangentes no período corrente ou período anterior.

Resultados abrangentes é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com sócios na sua qualidade de proprietários. Resultado abrangente compreende todos os componentes das demonstrações do resultado e de outros resultados abrangentes.

Demonstrações Contábeis é uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira do desempenho da entidade. O objetivo é proporcionar a informação patrimonial e financeira para a tomada de decisões econômicas.

As demonstrações contábeis objetivam apresentar resultados da atuação da administração na gestão da entidade, proporcionam informações dos ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas, alterações no capital próprio mediante integralização dos proprietários e distribuição a eles, fluxo de caixa. Essas informações, juntamente com as notas explicativa, fluxo de caixa, ajudam os usuários das demonstrações contábeis.

O conjunto completo das demonstrações contábeis do período abrange o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração do resultado abrangente, demonstração das mutações do patrimônio liquido, demonstração do fluxo de caixa, demonstração do valor adicionado, notas explicativas, balanço patrimonial do início.

A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dento das mutações do patrimônio líquido.

A entidade deve apresentar com igualdade de importância todas as demonstrações contábeis, muita entidades apresentam o relatório da administração e da posição financeira e patrimonial. Esse relatório pode incluir:

• Análise dos principais fatores e influencias que determinam o desempenho das alterações, a política de investimentos e dividendos, manterem e melhorar o desempenho das fontes de financiamento da entidade e a relação pretendida entre o passivo e o patrimônio líquido;

• Dos recursos da entidade não serem reconhecidos nas demonstrações contábeis.

1.2. Apresentação apropriada e conformidade com as praticas contábeis brasileiras

As demonstrações contábeis devem apresentar apropriadamente a posição financeira e patrimonial, os fluxos de caixa da entidade, que são necessários o reconhecimento para ativos, passivos, receitas e despesas.

A entidade cujas demonstrações contábeis estão em conformidade com a CPC, deve declarar de forma explícita e sem reservas nas notas explicativas.

Em praticamente todas as circunstancias, a representação é obtida pela conformidade com o pronunciamento:

• Selecionar e aplicar as políticas contábeis;

• A presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com