TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Danone

Artigos Científicos: APS Danone. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  7.559 Palavras (31 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 31

1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A gestão de suprimentos, sua inter-relação com a administração de produtos e logística.

2 – ESTUDO DE CASO

2.1.1. Apresentação da Empresa

a) Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação.

A Danone iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que rapidamente se revelou um sucesso de vendas no país.

O ingresso do iogurte no mercado de alimentos revolucionou os hábitos de consumo dos brasileiros e teve sucesso imediato, tanto pelas características dos produtos – gostosos, saudáveis e nutritivos - como também pela inovação das suas embalagens - os potinhos, no modelo estriado, se transformaram marca registrada da categoria. Apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora.

Em poucos anos aumentou sua linha de produtos, lançando novas versões do seu iogurte e inovando com o Petit Suisse Danoninho, o iogurte para beber Dan’Up, a sobremesa láctea cremosa Danette, o iogurte Light Corpus e, seu principal produto atualmente, o Activia, um sucesso que revolucionou a categoria de funcionais no Brasil.

Em dezembro de 2000 a Danone adquiriu a marca Paulista, que está presente no Brasil desde 1933, quando iniciou a sua trajetória de sucesso com a distribuição porta a porta de leite em garrafas de vidro. Esta aquisição fez com que a Danone consolidasse a sua posição no mercado de produtos lácteos frescos. A união das empresas faz da marca a maior do Brasil, um importante passo na expansão de seus negócios no mercado brasileiro.

Hoje, a empresa opera por meio de sua fábrica localizada em Poços de Caldas (MG). Sua matriz está situada em São Paulo e a empresa possui vários escritórios de vendas e centros de distribuição pelo Brasil.

Há mais de 30 anos no Brasil, a Danone é reconhecida por sua proposta de alimentação: contribuir para o bem-estar de seus consumidores, sempre de uma maneira prazerosa e saudável.

b) Tipo (empresa privada, empresa pública, órgão governamental, instituição de fins lucrativos etc.).

Empresa privada.

c) Atividade principal.

No Mundo, a Danone possui quatro negócios:

• Produtos Lácteos frescos com a marca Danone: core do grupo e líder mundial no segmento.

• Bebidas – águas: vice-líder em águas no mundo. Possui marcas como Evian e Volvic.

• Nutrição infantil: recentemente a Danone adquiriu a empresa Numico e passou a atuar nos segmentos de saúde e nutrição, alinhada com a sua missão de levar saúde e nutrição para todos os públicos.

• SUPPORT Advanced Medical Nutrition: é a Divisão Medical Nutrition da Danone. É líder em Nutrição Clínica, com 100 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos nutricionais que complementam o protocolo de tratamento de doenças, visando a melhora de resultados clínicos.

d) Porte (pequena, média, grande) – segundo os critérios do BNDES.

O Grupo Danone é uma empresa multinacional de origem francesa, líder mundial em produtos lácteos frescos, vice-líder em águas, nutrição infantil e hospitalar. Sua missão é levar saúde e nutrição para o maior número de pessoas. Ao longo dos anos, a Danone se transformou em sinônimo de nutrição, saúde, qualidade e inovação.

Presente em mais de 120 países, o grupo conta com aproximadamente 90 mil colaboradores em todo o mundo. É o terceiro maior grupo alimentício da Europa, o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo e o primeiro em países como a França, Espanha e Itália.

Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca Danone está avaliada em US$ 4,48 bilhões, ocupando a posição de número 63 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

2.1.2 Força de trabalho

a) Informar a composição da força de trabalho, incluindo a quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo.

O recrutamento e seleção têm o foco no porcentual de profissionais chamados de potenciais (aqueles que demonstram não só capacidade de assumir níveis superiores, mas, também, de contribuir e criar possibilidades para o futuro da companhia, os futuros líderes), que a empresa precisa para garantir que daqui a dois ou três anos, esses profissionais contratados possam assumir posições acima, buscando, assim, uma maior efetividade na contratação e uma diminuição no turn over.

Para tanto, o RH garante reuniões constantes de feedback para que os objetivos da companhia, que foram cascateados no início do ano, possam ser acompanhados.

A Danone adota como forma de avaliação de desempenho o que chama de RDP (Revisão de Desenvolvimento e Performance que avalia o desempenho (por meio do porcentual de alcance de cada objetivo individual proposto no início do ano) e as competências desenvolvidas. Manager Review – uma mapa da estrutura de toda empresa,com a avaliação de cada profissional.

O Grupo conta com aproximadamente 90 mil colaboradores em todo o mundo. A Danone Brasil possui um quadro com aproximadamente 2.500 colaboradores.

O nível de escolaridade de chefia ou gerencial não foi divulgado para a pesquisa.

2.1.3 Resumo dos principais equipamentos e principais processos.

2.1.4 Produtos e Clientes

a) Produtos principais

1. Actimel: nova linha da Danone no Brasil, porém já presente em diversos países. É leite fermentado e é um alimento funcional, pois possui efeito benéfico à saúde, além de sua contribuição nutricional.

2. Activia Leite Fermentado: o mais cremoso e menos ácido do mercado, contém o exclusivo bacilo DanRegularis, que ajuda a manter o intestino no ritmo.

3. Activia 0%: é a versão light de Activia, comapenas 62 calorias por pote de 100g, e com0% de gordura.

4. Activia com Suco: feito especialmente para ter a liberdade de consumir mais vezes.

5. Activia Batido: nova versão para o consumidor misturar com as frutas e cereais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com