TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS EPA SEGUNDO SEMESTRE

Trabalho Universitário: APS EPA SEGUNDO SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.422 Palavras (14 Páginas)  •  2.098 Visualizações

Página 1 de 14

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação dos 2º. e 1º semestres, do(s) curso(s) de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Orientador: Prof. Ms. José Benedito Regina

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1. REVISÃO CONCEITUAL 8

2. ESTUDO DE CASO 9

2.1. Perfil da organização 9

2.1.1. Denominação 9

2.1.2. Produtos e força de trabalho 11

2.1.3. Mercados e segmentos 12

2.1.4. Concorrentes e aspectos relevantes 13

2.1.5. Fornecedores e matérias-primas 14

2.1.6. Organograma da organização 15

2.2. Coleta de Dados 15

3. ANÁLISE DOS DADOS E SUGESTÕES DE MELHORIA 17

3.1. Análise dos dados 17

3.2. Interpretação dos dados 17

3.2.1. Pontos fortes 17

3.2.2. Pontos de melhoria 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS 20

Este SUMÁRIO foi gerado automaticamente pelo Word, portanto, NÃO deve ser digitado. Para atualizá-lo basta posicionar o mouse sobre o texto do sumário, pressionar o botão direito e escolher a opção ATUALIZAR CAMPO, marcar ATUALIZAR ÍNDICE INTEIRO e depois no botão OK.

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar o tema Evidências de aplicação das teorias da Administração Científica à Teoria das Relações Humanas: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização (pequeno ou médio porte de acordo com os critérios do BNDES) porte.

O grupo quer agradecer à organização que gentilmente forneceu os dados para sua pesquisa e, respeitando à solicitação da mesma quanto à confidencialidade de suas informações passa a designar tal organização, ao longo de todo este trabalho, como Cooperativa Paulista.

Para iniciar nossas atividades escolhemos como objeto de pesquisa a empresa, Cooperativa Paulista, uma organização do Sistema “S”, voltada para a Promoção Social, a Formação Profissional e o Monitoramento de cooperativas do estado de São Paulo.

Fundada há 14 anos pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, o

Cooperativa Paulista junto a OCESP vem sendo a força do Cooperativismo Paulista. Desde o princípio os resultados foram aparecendo. A distância organizacional que havia entre o cooperativismo nas diversas regiões do País começou a diminuir em função de sua organização ramificada em unidades estaduais.

A partir de 2002, a Cooperativa Paulista, por meio de sua arrecadação conseguiu realizar investimentos ainda mais significativos em programas de capacitação para cooperativas.

A quantidade de profissionais capacitados pela Cooperativa Paulista para atuar no setor saiu de 81 mil, em dezembro de 2000, para mais de 1 milhão, no acumulado até 2007. Com isso, tornou-se o principal estimulador da autogestão, da formação profissional, do monitoramento e da promoção social das cooperativas. O conjunto dessas ações

contribui fortemente para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo.

A Cooperativa Paulista também colabora para a melhoria da qualidade de vida da população. Tanto, que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – criado para medir o nível de desenvolvimento de um país, a partir de indicadores de educação, longevidade e renda – dos municípios onde existem cooperativas é sempre mais alto que os dos municípios sem cooperativa. Uma das explicações para isso é o caráter social dessas sociedades que, por não objetivarem o lucro, possibilitam a fixação dos recursos obtidos para o desenvolvimento da economia e da população locais.

A Cooperativa Paulista marcou o período com o pioneirismo e qualidade de muitos projetos, destacando-se na prestação de serviços às cooperativas. O objetivo maior sempre foi o de contribuir para o aprimoramento da gestão e dos resultados dos empreendimentos cooperativos e, como consequência, melhorar a qualidade de vida dos cooperados, funcionários e familiares, assim como promover o desenvolvimento equilibrado das comunidades.

O dia a dia de uma organização, para que ela seja bem sucedida no mercado e possa obter lucro não são fáceis. Por isso, o intuito desta pesquisa é mostrar a visão de outro tipo de organização, mostrar que não existe somente a competitividade de mercado, mas sim a aliança em prol do crescimento e progresso coletivo.

A Cooperativa Paulista é uma empresa que não visa o lucro, e suas ações são diferentes do mercado. Regida pelo Sescoop Nacional e voltada para os meios cooperativos, a organização presta serviços para aprimorar os conhecimentos das cooperativas no estado de São Paulo.

Utilizamos os conhecimentos das Teorias da Administração para analisarmos se a organização possui caráter Clássico, Neoclássico, Burocrático e etc. As empresas hoje em dia não possuem caráter individual destas teorias, elas se desenvolvem sempre por meio de diversas teorias e adquirem um caráter mais forte de uma única teoria. Portanto, não desconsideramos a hipótese de que a Cooperativa Paulista esta embasada nas diversas teorias, pela sua

1. REVISÃO CONCEITUAL

A teoria Neoclássica da Administração representa a organização em 75% da sua essência, voltada a aprimorar e melhorar a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com