TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APs ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA CEDERJ

Dissertações: APs ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA CEDERJ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  3.998 Palavras (16 Páginas)  •  1.235 Visualizações

Página 1 de 16

Avaliações Presenciais

Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea

Questão 1

Por que se diz que a Segunda Guerra Mundial contribuiu sobremaneira para que acontecesse o desenvolvimento tecnológico que foi utilizado para proporcionar ao mundo a chamada “Era do Ouro”?

Porque a Segunda Guerra não era apenas um conflito entre exércitos, mas entre tecnologias em competição para produzir armas eficazes e fornecer serviços essenciais. Isso levou aos dois blocos de países envolvidos na guerra a fazerem grandes investimentos no desenvolvimento de

tecnologias e de forma intensiva. Investimentos esses que teriam sido menores e menos intensos se não estivesse em jogo ganhar ou perder a guerra.

Questão 2

Sabe-se que o Plano Real foi concebido e implementado em três fases consecutivas e bem delineadas. Com relação à primeira fase, responda:

a)Qual era o seu objetivo?

Estabelecer o equilíbrio das contas públicas (fazer o ajuste fiscal).

b)Por que esse objetivo era perseguido?

Esse objetivo era perseguido porque havia o entendimento de que o desequilíbrio das contas públicas era a principal causa da inflação brasileira.

c)O que o conjunto de medidas adotadas no início dessa 1ª fase (julho de 1993) pretendia alcançar?

A 1ª fase do Plano Real teve início com o lançamento em 14 de julho de 1993 do Programa de Ação Imediata (PAI), que estabeleceu um conjunto de medidas que pretendia alcançar:

1. redução e maior eficiência dos gastos da União no exercício de 1993;

2. recuperação da receita tributária federal;

3. equacionamento da dívida de Estados e Municípios para com a União;

4. maior controle dos bancos estaduais;

5. início do saneamento dos bancos federais e

6. aperfeiçoamento do programa de privatização.

Questão 3

Sabendo que diante da clara tendência de aceleração da inflação em 2002, no início do primeiro mandato do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003) foi adotado um conjunto de medidas ainda nos primeiros meses de governo, responda:

a) Quais foram essas medidas com relação:

a.1) ao Banco Central?

a.2) ao superávit primário?

a.2) à taxa de juro?

a.1. Nomeou o ex-presidente mundial do Bank Boston, o economista Henrique Meirelles, para o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil, sob os aplausos do capital nacional e internacional. Anunciou que inicialmente seria mantida toda a diretoria do Banco Central que vinha do governo anterior.

a.2. Colocou na Lei de Diretrizes Orçamentárias o objetivo de manter a mesma meta de superávit primário de 4,25% do PIB para todos os quatro anos de governo (2003-2006).

a.3) Aumentou a taxa básica de juros da economia (a taxa Selic) para 26,5%.

O que essas medidas significavam:

b.1) em termos de sinalização para o mercado?

b.2) em termos de comparação com a política econômica do governo anterior (FHC)?

b.1) Com esse conjunto de medidas o novo governo estava dando um sinal claro e inequívoco do instrumental de política econômica que iria utilizar para administrar o país.

b.2) Sinalizava que iria dar continuidade ao instrumental de política econômica do governo anterior que tinha se mostrado eficaz em termos de combate à inflação.

c) Quais foram os resultados dessas medidas?

Sabendo que diante da clara tendência de aceleração da inflação em 2002, no início do primeiro mandato do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003) foi adotado um conjunto de medidas ainda nos primeiros meses de governo, responda:

1. combateram os desequilíbrios da economia brasileira e jogaram um balde de água fria na fervura das desconfianças e incertezas que existiam com relação aos rumos da política econômica que seria adotada pelo Governo Lula.

2. e também mostraram resultados positivos no combate à escalada inflacionária que vinha sendo registrada.

Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea

Questão 1 :

Conceitue um “milagre econômico”.

Um milagre econômico se caracteriza pela ocorrência de elevadas taxas de crescimento do PIB durante um período prolongado de tempo.

Conceitue o “milagre econômico brasileiro”.

O milagre econômico brasileiro se caracterizou por taxas médias de crescimento do PIB de 11,2%, no período de 1968 a 1973.

1.3 Explique como esse fenômeno econômico foi usado politicamente.

O milagre econômico brasileiro foi utilizado politicamente para fazer a propaganda da eficácia administrativa do regime militar, que se instalou no Brasil com o Golpe Militar de 1964, em contraposição ao regime democrático que o antecedeu.

Questão 2 :

Todos os planos econômicos lançados depois de 1985 (Cruzado, Bresser, Verão, Collor e Real) tiveram mecanismos para combater a inflação inercial.

(2.1) Que mecanismos foram esses (em cada um desses planos)?

Nos Planos Cruzado, Bresser, Verão e Collor foi utilizado o mecanismo do tabelamento. No Plano Real foi utilizado o mecanismo da Unidade Real de Valor (URV).

(2.2) Por que era esperado que esses mecanismos combatessem a inflação inercial?

Era esperado que esses mecanismos combatessem a inflação inercial rompendo a relação existente entre a memória inflacionária e a expectativa inflacionária.

Questão 3:

O Plano Real para combater a inflação utilizou, entre outros instrumentos, o sistema de âncora cambial e a abertura econômica. Por que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com