TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARJ- UNIDADE 1

Dissertações: ARJ- UNIDADE 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

A arte tem grande importância no universo escolar, pois a criança através da sua relação com os sons, a escrita, a imagem e expressões corporais consegue compreender o mundo em que vive. No ambiente escolar existe uma troca de experiências onde cada pessoa compreende a mesma coisa mas de forma diferente e o que mais colabora com isso é o trabalho com artes dentro da escola. Na escola cabe ao professor aproximar os alunos com o mundo da arte onde ele possa selecionar e aproveitar um pouco de cada manifestação cultural, muitos acreditam que o ensino da arte é tão importante na vida do ser humano que dizem que aquelas pessoas que não tiveram o contato com a arte terá uma aprendizagem limitada. No cotidiano escolar a arte é responsável pelas expressões de sentimento e pensamento das pessoas, mesmo que muitos não consigam perceber é por meio das linguagens artísticas que conseguem compreender e estabelecer relações entre mundo externo e interno, ou seja, sentimento e realidade.

2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

Definir o conceito de arte sempre foi um desafio, podemos dizer que arte é uma forma do ser humano expressar suas ideias, sua história ou sua cultura, os artistas expressam determinadas concepções de mundo que podem ser reais ou imaginárias. A arte pode ser representada em diversas formas, como na música, nas esculturas, na pintura, no cinema entre outras. Alguns exemplos de arte são:

ARTE ERUDITA: O objetivo da arte erudita é de descobrir o significado da existência do homem, a linguagem artística utilizada é aquela que traduz a expressão pessoal do artista, geralmente é conservada em coleções particulares ou museus, onde seu publico deve ter uma sensibilidade treinada e conhecimentos específicos para conseguir apreciar a arte.

ARTE DE MASSA: é aquela arte em que a população é o principal alvo, subordinada ao modismo, entreterimento e lucro, é produzida por um grupo em que a classe social é diferente do público que esta destinada.

ARTE FOLCLÓRICA: é uma arte mas apreciada no lugar em que foi produzida, é uma arte de produção coletiva, representada geralmente por meio da música, do teatro etc. Por ser construída de forma coletiva tem como característica o anonimato, traz a visão de mundo e os sentimentos do grupo que à criou.

3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

Na pré-história ou no Período conhecido como Paleolítico Superior a arte era desenvolvida por meio das pinturas nas pedras e nas paredes das cavernas, os “artistas” que desenhavam, criavam ou representavam animais e outras figuras reais ou imaginarias tinham alguns privilégios na comunidade em que viviam, pois muitos acreditavam que esses desenhos poderiam prever algo que aconteceria no futuro, por exemplo, um grupo de mamutes desenhado significaria que eles teriam alimento por um longo tempo. Podemos observar também na arte pré-histórica as esculturas em que predominavam a figura feminina, assim era criado formas de barro, pedra e outros artigos que representariam a fertilidade, acreditavam que esses objetos aumentariam a capacidade de procriação. Outro exemplo de manifestação artística dessa época são as mãos em forma de negativo, que eram feitas por uma tinta (mistura de gordura, sangue ou excremento de animais), os homens utilizavam uma espécie de canudo feito de ossos ou plantas para soprar um pó (tinta) colorido sobre a superfície da parede ao redor da mão.

4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.

ARTE EGÍPCIA: No Egito antigo, a arte tinha um forte caráter religioso, onde as estátuas, pinturas e monumentos expressavam a cultura religiosa da época. As pinturas retratavam a vida e a grandiosidade dos faraós, na sepultura dos mesmo existiam estátuas esculpidas a ouro e dessa mesma forma eram feitas estátuas dos deuses egípcios e as máscaras que cobriam os rostos das múmias. Na construção de sua arquitetura os egípcios usavam o conhecimento matemático que haviam desenvolvido, assim conseguiram ter mais estabilidade aos momentos produzidos, podemos observar isso nas grandes obras que resistiram até hoje. Onde podemos observar as expressões da arte egípcia são nos templos, palácios e pirâmides.

ARTE ROMANA: As principais produções artísticas romanas foram a pintura, escultura e arquitetura. A arte romana não possuía um estilo próprio o que a diferenciava das outras era a matéria-prima utilizada que era o opus latericium (ladrilho que conferia maior estabilidade às construções) e o opus caementicium (massa extremamente resistente, produzida com areia vulcânica, calcário e ladrilhos), a união desses materiais fez com que os romanos produzissem grandes e ao mesmo tempo leves edificações como as abóbadas e os arcos. As pinturas romanas privilegiavam retratos de cunho religioso e mitológico, fatos do cotidiano, paisagens e triunfos militares e tinha como finalidade ser decorativa. A escultura romana se refere a valorização estética e da ênfase ao movimento nas expressos e sentimentos representados.

ARTE CRISTÃ PRIMITIVA: essa arte foi produzida na época da perseguição romana aqueles que confessassem a fé em Cristo e tinha como característica as pinturas feitas nas catacumbas, galerias subterrâneas que serviam de sepulcro para os cristãos e para as celebrações cristãs clandestinas. Aos poucos surgiram pinturas nas paredes e nos tetos.

5. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, explicando as peculiaridades da arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

No decorrer na Idade Média a igreja teve grande influência na produção artística devido a desestruturação do Império Romano e o decreto do Imperador Teodósio em que o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano. Esse caos político e econômico favoreceu o domínio intelectual e cultural da Igreja Cristã, a educação passou a ser relegada somente a religiosos cristãos (sacerdotes católicos e monges) o que acabou influenciando a temática religiosa em diversas expressões artísticas

Na alta idade média o que prevaleceu foi o estilo românico, onde a pintura e a escrita eram utilizadas para representar passagens bíblicas. As igrejas e castelos seguiam o exemplo da arquitetura romana utilizando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com