TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DAS SUAS IDÉIAS

Projeto de pesquisa: ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DAS SUAS IDÉIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.638 Palavras (31 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 31

MAUREX LOG DISTRIBUIÇÃO E LOGISTICA LTDA.

CNPJ: 38.986/0001-30

“ARMAZENANDO E TRANSPORTANDO SUAS IDEIAS”

INTRODUÇÃO

Nossa apresentação consiste em uma empresa que foi criada a partir de uma ideia desenvolvida com base no curso de gestão, foi criada então a MAUREXLOG DISTRIBUIÇÃO E LOGISTICA LTDA. Iremos apresentar seus principais conceitos, características e aspectos.

O Dicionário Aurélio define logística como: Parte da arte da guerra que trata do Planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos e administrativos);

Segundo o contexto histórico o termo logística foi desenvolvido pelos militares, para designar estratégias de abastecimento para os exércitos nos fronts de guerra, com o intuito de que nada lhes faltasse. E o que não poderia faltar aos soldados num front de guerra? Os armamentos, munições, medicamentos, alimentos, vestuários adequados nas quantidades certas e ao tempo certo, pois não adiantaria absolutamente nada os soldados receberem tudo aquilo que necessitavam depois de debelados pelos inimigos, logística, então surge aí. O termo logística está agora sendo utilizado por aquelas organizações dependentes em pontos amplamente dispersos de fornecimento para satisfazer as necessidades de um grande número de clientes amplamente dispersos e pode ocorrer tanto dentro das fronteiras nacionais quanto em ambientes internacionais.

O objetivo da logística empresarial é estudar como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

Em tempos de globalização e de alta competitividade empresarial, a logística, hoje em dia, é sem sombra de dúvidas o grande diferencial em termos de gestão administrativa.

Assim, podemos dizer que a Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados e os fluxos de informações corretas através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

ESTUDO DE CASO MAUREXLOG

Reunião marcada para as 15:00h, a equipe do PENSA chega poucos minutos antes da hora combinada e entra em reunião com os sócios da empresa. Surpresa, um convidado imprevisto participa da reunião, Mauro, um empresário e representante da nova acionista da MAUREXLOG.

A situação descreve precisamente o momento porque passa a MAUREXLOG. Uma empresa jovem, formada por empresários jovens que investiram em uma atividade, também jovem. Característica da juventude, e há muita vontade, determinação e planos de crescimento que precisam não só do talento e da obstinação mas também de capital. A entrada do novo sócio tem a ver com isso, mas sinaliza algo mais. O Frigorífico Bertin é nacionalmente reconhecido pela sua excelência, estratégia de exportação e senso de oportunidade. O investimento na MAUREXLOG mostra que o negócio da jovem empresa é mesmo uma boa oportunidade de realização de lucros.

 A EMPRESA MAUREXLOG

MAUREXLOG lembra fast food, que lembra franquias. A empresa tem como foco as redes de franquias na área de alimentação. O serviço que oferece é o de coordenação da cadeia produtiva, explorando as sinergias potencialmente existentes entre as estratégias de seus clientes e uma ampla rede de fornecedores, suas atividades vão muito além das operações de movimentação de carga.

Ao longo do tempo esta área expandiu em ritmo frenético graças à possibilidade de locação de áreas modulares em um condomínio de armazéns. Com menos de um ano de operação, a empresa já ocupava o dobro da área inicial, 1.400 m em 2000 a área aumentou para 2.100m desde então, o crescimento foi na altura das pilhas de mercadorias até o limite de Indústria de alimentos Utensílios para restaurante, como copos, guardanapos, canudos Indústria de higiene e limpeza.

 INFORMAÇÕES E INCENTIVOS MUDANÇA DE SEDE NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012.

Na nova instalação, localizada no município de Taboão da Serra (SP), a área em galpões é de 5.300 m num terreno de

30.000 m, com espaço livre para futuras expansões. O volume de câmaras frias passará de 2.500 m para 5000 m.

Paralelamente à área de estoque, cresceram investimentos na qualidade das operações, como o desenvolvimento de software para gerenciamento da operação, iniciado em janeiro de 1998. O programa foi desenvolvido por João Bernardo Barbosa em parceria com uma empresa especializada em programação. No início das operações, os produtos congelados eram estocados em containers. A MAUREXLOG chegou a ter 9 contêineres em suas instalações antes de investir na construção de uma câmara fria, em março de 2012. O ano de 2001 foi marcado por duas importantes aquisições. Primeiro, a compra de uma fábrica de armazenamento de alimentos. O segundo investimento, no mesmo ano, foi a compra de uma frota de caminhões para o transportes que atendia a empresa de forma terceirizada.

A MAUREXLOG acredita, entretanto, que o investimento de maior relevância foi em treinamento de seus funcionários. Para operar com alimentos é preciso estar atento à temperatura de manuseio e estocagem, data de validade, controle de qualidade dos produtos e do processo de transporte de perecíveis. Logo, a empresa não mediu esforços para instruir o seu pessoal.

Acompanhando os investimentos realizados, o faturamento da empresa saltou de R$ 10 milhões em 2012, para R$ 38 milhões em 6 meses, com uma carteira de nove principais clientes entre eles o KARACAS, CERTA FOME, TREMM BOM e LANCHONET CHECOMEM.

GRAFICO DE EVOLUÇAO do Faturamento da MAUREXLOG.

Fonte: Empresa

 O AMBIENTE COMPETITIVO

MERCADO DO CLIENTE DA MAUREXLOG: ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR E UNIVERSO DAS FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com