TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA SUSTETAVEL

Casos: ARQUITETURA SUSTETAVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  8.721 Palavras (35 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 35

Empresa Verde

Group Green Home

São Paulo

2012

Brunno Fraga

Camila Molter

Fábio Porto

Giovanna Navarro

Natália Vidoti

Stefanie Helvadjian

Empresa Verde

Group Green Home

Estudo apresentado ao Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro, como exigência da disciplina Projeto Interativo VI do curso de Administração com linha de formação específica em Gestão Ambiental.

São Paulo

2012

1. TÍTULO

Empresa Verde – Group Green Home

2. JUSTIFICATIVA

Com a crescente preocupação com as questões ambientais, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados (Eco Casa).

Segundo o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento as reservas naturais de cobre, prata e estanho estão se esgotando, além da água, que esta cada vez mais escassa. (Ciclo Vivo, 2012).

Com tal cenário, fica ainda mais perceptível a movimentação de empresas para se tornarem “sustentáveis”: organizações que não forem consideradas “eco eficientes” terão dificuldades em competir quando os recursos se tornarem mais escassos. O meio ambiente entrou definitivamente na pauta de negócios. Empresas de todos os setores sabem que só há um caminho para se adaptar aos novos tempos: inovar para transformar a crise ambiental em vantagem competitiva. (Revista Meio Ambiente Industrial, 2011).

O termo “verde” não deve estar apenas relacionado à preservação do meio ambiente, mas também com a proteção da comunidade. A sustentabilidade precisa ser vista e trabalhada como sendo a integração de todas as cadeias de atuação da sociedade em sintonia com a natureza. Só assim, todos juntos, podemos atingir um propósito maior: manter a qualidade de vida no planeta. (Revista Meio Ambiente Industrial, 2011).

A sustentabilidade empresarial é composta de as ações que as organizações realizam, tais ações procuram visar à redução de impactos ambientais; a promoção de programas sociais e se mantém economicamente viável no mercado. Como se percebe o conceito está intimamente ligado às três dimensões ambiental, econômica e social. Diante deste contexto as empresas brasileiras têm investido em sustentabilidade empresarial. (ARAÚJO, 2006).

Considerando este cenário e pensando nas pessoas que estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, esta sendo elaborado um plano de negócios para uma Consultoria Ambiental que pretende auxiliar na elaboração de projetos para tornar casas ecologicamente corretas.

3. SUMÁRIO EXECUTIVO

Este trabalho tem como objetivo planejar e elaborar uma empresa de consultoria ambiental para residências na cidade de São Paulo. O intuito desta empresa é auxiliar pessoas que pretendem tornar suas casas ambientalmente corretas. Após uma vasta pesquisa sobre o mercado e a população que buscamos atingir, chegamos a conclusão que este é um mercado em crescimento, onde vale a pena investir.

Nossa empresa pretende atuar com excelência no mercado de empresas verdes, com serviços de qualidade e diferenciados, no que diz respeito á estudos exclusivos sobre cada projeto e assistência permanente as famílias.

Contaremos com seis funcionários de Administração com ênfase em Gestão Ambiental e uma arquiteta, além de um estagiário. Para obras, contaremos com empresas terceiras.

Com o crescimento dos setores A e B da sociedade, investir nestas classes é uma boa opção. Por isso buscaremos clientes nestes setores.

Pretendemos começar nosso trabalho com bairros que possuem grande quantidade de residências com esse padrão, como Santana do Parnaíba, Barueri, Cotia e Arujá. Acreditamos que após a realização de projetos, as pessoas passarão a valorizar nosso trabalho, fazendo a divulgação por indicação.

Após interesse dos clientes nos nossos serviços, faremos visitas para verificar as necessidades e preferências. Realizaremos projetos baseados na planta da residência pensando sempre em obras e ações que busquem a redução de impactos ao meio ambiente. As obras serão realizadas com auxilio de arquitetos, e, se necessário, com o auxilio de empresas terceirizadas.

Com um projeto bem feito, é possível construir uma casa sustentável sem gastar muito. Geralmente, a maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que geram, sem falar que valorizam a construção no caso de uma futura venda, como instalação de painéis de energia solar e captação de agua da chuva para reuso.

Nosso diferencial está relacionado ao serviço de alta qualidade, além de continuarmos dando assistência aos clientes mesmo após a conclusão dos serviços, com a realização de uma palestra para os moradores sobre como ter hábitos ambientalmente corretos.

4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa verde de consultoria ambiental para casas sustentáveis será implantada para atender as necessidades de clientes que buscam melhores condições para seus lares, no que abrange maneiras ecologicamente corretas, tanto no seu desenvolvimento, instalação e manutenção e a devida conservação.

Missão: A nossa empresa tem como missão prestar serviços de qualidade na área de consultoria ambiental, apresentando soluções para tornar casas ecologicamente corretas, promovendo a melhoria na qualidade de vida da população brasileira à conservação do seu patrimônio natural, levando sempre em conta a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com