TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUIVO, TAYLOR E FORD

Projeto de pesquisa: ARQUIVO, TAYLOR E FORD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RENATA MIRANDA LOPES

FAYOL, TAYLOR E FORD

BELO HORIZONTE

2014

RENATA MIRANDA LOPES

FAYOL, TAYLOR E FORD

Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Engenharia de Produção.

Profª. Vanesca Ribeiro Faria.

BELO HORIZONTE

2014

1) Escreva um texto, de pelo menos três laudas, no qual estejam evidenciadas as ideias de Fayol, Taylor e Ford. Feito isso, identifique se há divergência(s) entre as funções do pensamento científico de Taylor com a linha de montagem de Ford.

Com base no pensamento Científico, Henri Fayol é o principal contribuinte para o crescimento do conhecimento e do pensamento administrativo moderno. Uma das principais contribuições da teoria criada e valorizada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, a qual pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada e estudada através de uma Teoria Geral da Administração. Com base na Teoria na teoria de Fayol é identificada outra necessidade. É a identificação das atuais quatro funções da Administração que são: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar, ás quais Fayol ainda acrescenta a função de Coordenar. Ele sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava.

Surge em seguida o pensamento de Frederick Taylor o qual é considerado o "Pai da Administração Científica" estava preocupado com o lucro das fábricas e desenvolveu um estudo para aumentar a produtividade dos operários. Conforme Clutter e Crainer (1993: 38), Taylor acreditava que as pessoas trabalhavam exclusivamente por dinheiro e que, no seu sistema de trabalho "constatava-se um elemento vigoroso de desumanização da força de trabalho". Por esse motivo algumas organizações condenaram os método de Taylor. Ao se referir ao taylorismo o professor Salm (1993) faz uma crítica ao movimento das relações humanas. Na opinião de Salm (1993), este tipo de movimento centra a pessoa em um grupo e faz com que ela se atenha aos valores dos mesmos.

Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.

para Taylor autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduzia o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.

Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devessem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.

Henry Ford ficou conhecido quando em sua linha de montagem aumentou os salários dos operários e projetou um carro com o menor preço do mercado. No entanto, Clutter e Crainer (1993) afirmam que Ford não fez tudo isso movido por sua generosidade, queria apenas que, a partir da renda maior de seus funcionários e da oferta de um carro com preço baixo, os operários pudessem adquirir os carros da Ford. O Fordismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com