TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES VISUAIS

Exames: ARTES VISUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Optamos em trabalhar Artes Visuais visando a APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS, exibindo um episódio do desenho infantil COCORICÓ . Trabalhando este método com crianças da Educação Infantil (de zero a seis anos), temos como objetivo fazer com que a criança amplie sua visão de mundo, além de poder expressar seu ponto de vista em relação as informações passada a ela. Ficando a critério do professor trabalhar posteriormente o fazer artístico, proporcionando que a criança confeccione desenhos a partir da observação das situações.

ARTES VISUAIS

As artes visuais são linguagens que expressam, comunicam, e atribuem sentido a sensações, sentimentos pensamentos e realidade por meio da organização das linhas, formas, pontos, cor, luz, sendo, portanto, uma das maneiras mais importante de se expressar e se comunicar, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação e de modo especial na Educação Infantil.

As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações de arte e do fazer artístico, que desde cedo sofrem influências da cultura. Mesmo assim, é possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, pois, seus trabalhos revelam o local e a época em que vive.

A aprendizagem se da através dos seguintes aspectos:

• Fazer artístico;

• Apreciação;

• Reflexão.

Antes de saber representar graficamente o mundo visual, a criança necessita associar, identificar e reconhecer diferentes objetos e funções. Para isso, ela precisa vivenciar, apreciar e aprender ludicamente o que a arte lhe proporciona em termos de total desenvolvimento.

O FAZER ARTÍSTICO

Para o fazer artístico faz-se necessária a utilização de instrumentos, materiais e suportes, a partir do momento em que as crianças possuam condições motoras para manuseá-los.

Os professores devem propor que as crianças façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos.

APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Com relação à leitura das imagens, deve-se dar preferência a materiais bastante diversificados e que tenham significado para as crianças, para que estas possam reconhecer e estabelecer relações com seu universo.

É aconselhável que as crianças tenham liberdade para realizar tais observações e tecer os comentários que desejarem. Ao realizar tais atividades, o professor pode atuar como incentivador da apreciação e da leitura da imagem.

A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS

Na Educação Infantil, o trabalho com Artes Visuais deve acontecer respeitando o nível de desenvolvimento, a faixa etária e as peculiaridades de cada criança. O pensamento, a sensibilidade, a imaginação, percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhados de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas.

Várias modalidades artísticas são trabalhadas na Educação Infantil, mas o desenho de destaca, pois através dele tem-se o fazer artístico.

Oferecer ao trabalho com Artes Visuais um sentido decorativo, utilizá-lo como passatempo ou reforço de aprendizagem, são algumas das práticas correntes que devem ser evitadas. As Artes Visuais devem visar a um trabalho que cumpra o seu papel de auxiliar no desenvolvimento pleno das capacidades criadoras da criança.

Crianças de zero a três anos

Com relação às crianças de zero a três anos, a instituição deve organizar sua prática para ampliar o conhecimento de mundo que possuem e utilizar materiais gráficos e de plásticos sobre as diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Elas devem explorar e manipular materiais, lápis, pincéis, reconhecer movimentos gestuais, ter cuidado com seu próprio corpo e com dos colegas, além de cuidados com relação aos materiais usados.

As crianças de zero a três anos devem ser capazes de identificar imagens diversas.

Crianças de quatro a seis anos

Para criança de quatro a seis anos, deve ser dada condição de elas se interessarem por suas próprias produções, pelas produções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com