TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR E SUAS APLICAÇÕES

Artigo: ARTIGO A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR E SUAS APLICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 2

O que é psicologia social?

O texto de Andrew Michener relata que psicologia social é um estudo que se utiliza de métodos (observação e experimentos) para investigar e descobrir a origem de vários comportamentos e como se dá tais comportamentos sociais, ou seja, ela procura investigar o comportamento do indivíduo na sociedade. Sendo assim, o texto fala que, há quatro temas preocupantes neste contexto da psicologia social:

1. O impacto dos indivíduos nos indivíduos: um indivíduo pode ser movido por outro indivíduo. No dia a dia a comunicação tem o poder de influenciar e persuadir o juízo das pessoas em relação ao mundo, provocando a mudança de comportamento e promovendo crenças. E, estas podem resultar em altruísmo e agressão nas relações interpessoais.

2. O impacto dos grupos nos indivíduos: o grupo pode influenciar o comportamento do indivíduo. O grupo estabelece normas e regras para seus integrantes e estes se ajustam e alinham seus comportamentos de acordo com os critérios do grupo, é a conformidade. O que se aprendem no grupo também é manifestado na sociedade por meio da socialização.

3. O impacto dos indivíduos no grupo: o indivíduo pode causar impactos no grupo. O desempenho do grupo se dá por meio de integrantes e, há integrantes que produzem, tomam decisões e lideram.

4. O impacto dos grupos nos grupos: um grupo pode impactar na estrutura e no desempenho de outro grupo. Grupos podem ter conflitos com os outros grupos, como alguns grupos podem ter afetos por outros grupos.

Psicólogos sociais vêm investigando o motivo que os indivíduos amam uns e odeiam os outros e como surge, persiste e se resolve conflitos intergrupal.

A psicologia social se relaciona com a sociologia e com a psicologia. A sociologia tem como estudo as instituições, a estratificação da sociedade e os processos sociais básicos. A psicologia estuda o indivíduo e seu comportamento. Desta forma, psicólogos sociais direcionados a psicológica e sociologia diferem em perfil e ênfase, sendo teorias e pesquisas diferenciadas que não são conflitantes, mas enriquece a psicologia social. Pois, os psicólogos sociais sociológicos trabalham com levantamentos amostrais e com coleta de dados através da observação, interessados nas inclusões entre os indivíduos e os grupos que concernem. Os psicólogos sociais psicológicos utilizam da metodologia experimental de laboratório, interessam pelo comportamento do homem e a influencia dos estímulos sociais nos estados internos.

MICHENER, H. Andrew. Psicologia Social. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005,p.3-6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com