TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Velocidade Da Luz E A Relatividade, Conservação Do Momento Linear

Monografias: A Velocidade Da Luz E A Relatividade, Conservação Do Momento Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

Velocidade da luz = 299.792 Km/s…..Da pra imaginar o que isso significa?

É o mesmo que circular a Terra sete vezes em um segundo. Imagine você em um ponto A da superfície da Terra e dando uma volta completa até retornar a esse mesmo ponto A na velocidade da Luz…O que aconteceria? Você veria “você” mesmo saindo desse poto A, é meio estranho, mas muito provável…!

A moderna física teórica diz: toda radiação eletromagnética, incluindo a luz visível, se propaga no vácuo a uma velocidade constante, chamada de velocidade da luz, que é uma constante da Física, representada por c. É também a velocidade de propagação da atração gravitacional, na teoria geral da relatividade.

Segundo a teoria da relatividade a velocidade da luz é um limite intransponível e que ultrapassá-la é uma impossibilidade física. A relatividade de Einstein diz que: energia tem inércia. Nós associamos inércia com a matéria. Inércia é a propriedade que têm os corpos de persistirem no estado de repouso ou de movimento, enquanto não intervém uma força que altere esse estado. Quanto mais matéria um objeto contém, maior sua inércia. É mais complicado parar um trem do que um patins…! Quanto maior a velocidade de um objeto, maior a sua inércia. Isso significa que, quanto mais próximo da velocidade da luz, maior a força será necessária para fazê-lo acelerar-se ainda mais. A relação entre inércia e velocidade é tal que, quando a velocidade se aproxima a da luz, a inércia aumenta de modo ilimitado, e tende ao infinito, isto é, para acelerar um objeto com massa infinita, é preciso uma força igualmente infinita.

Quando tentamos medir a distância daqui até Marte usamos o quilômetro, afinal de contas, Marte está bem perto, mas se tentarmos medir a distância da Terra até Constelação de Sírius, iriamos encher várias páginas com um monte de zeros…então veio a medida – “Ano-luz” que é a distância percorrida pela luz em um ano. Sírius, uma estrela muito brilhante no céu esta a 8.6 anos- luz da Terra. O que isso significa? Nós não vemos Sírius como ela é hoje, mas como ela era a 8.6 anos e vemos Vega como ela era a 25 anos atrás….! Quer dizer, estamos olhando para o passado…

A luz é um tipo de radiação eletromagnética e por incrível que pareça ela não tem “cor”, ela é feita de frequências de ondas eletromagnéticas, portanto as cores que vemos é uma forma de nosso cérebro interpretar essas frequências. Pra resumir, a luz visível é o conjunto de radiações eletromagnéticas que podem ser detectadas pelo sistema visual humano…..nada mais que isso. Sob uma perspectiva quântica, a radiação eletromagnética é o resultado da emissão de pequenos pulsos de energia, enquanto que sob uma perspectiva ondulatória, a radiação eletromagnética se propaga na forma de ondas formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético.

Conservação do Momento Linear e Suas Aplicações

É possível que as mais importantes leis do mundo sejam as leis da conservação. Estes princípios de conservação são instrumentos muito úteis no estudo dos fenômenos físicos porque são simples e universais e podem todos eles serem colocados na seguinte forma: enquanto o sistema se modifica, há um aspecto do sistema que permanece invariável.

No estagio atual da física, são conhecidas seis leis de conservação. Três delas, a lei da conservação de energia, a conservação do momento linear e a da conservação do momento angular, são relacionadas com as noções de tempo e espaço. As outras três leis estão relacionadas com a ideia de contar (o número é que se conserva) e são as leis da conservação da carga elétrica, da conservação do número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com