TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação Do Momento Linear-experimento

Casos: Conservação Do Momento Linear-experimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

Nesse experimento buscamos a aplicação e o entendimento de alguns movimentos relacionados a conservação do momento linear, nesse caso se dará a partir de um experimento que faz uso de duas bolas de massas iguais que são postas uma em movimento ao longo de uma rampa, para que adquira velocidade e outra e deixada em repouso até o choque, e isso para podermos estudar o comportamento desse movimento ao longo do choque. Dessa forma iremos fazer toda a análise com base na conservação do momento linear e sabendo que após o choque a única força que atuara será a força gravitacional.

O principal objetivo desse experimento e nos colocar frente a frente com situações não ideais e estimular nossa capacidade de adaptação e critica a cerca de como devemos proceder em situações da vida cotidiana e geralmente não tiviais, e com isso estimular nosso senso crítico.

Mas o principal objetivo desse experimento e nos deparar com situações não ideais e estimular nossa capacidade e critica a cerca de como devemos fazer em frente a problemas nunca vistos, e com isso nos força a sermos mais ágeis e eficazes em nossas analises e dessa forma podermos vincular a teoria com as adversidades de suas aplicações no cotidiano da ciência e por extensão em nossas futuras áreas de atuação, no caso do grupo na Engenharia Civil.

Introdução

Momento linear “é uma grandeza vetorial que caracteriza o efeito dinâmico de um corpo de massa m, animado com uma velocidade v”, ou seja, é uma grandeza vetorial, com direção e sentido, definido pelo produto da massa pela velocidade de um corpo.

Com a 2º lei de Newton

F=dP/dT

Para acontecer a conservação do momento linear é necessário que a resultante das forças externas que atuam no sistema seja nula, ou seja apenas ocorreram forças internas. De forma clara e direta se o sistema for isolado o momento linear total antes será igual ao momento linear total depois.

Relação entre o vetor deslocamento e o momento linear

Figura 1:Esquema da rampa utilizada

Para que se ache a velocidade da primeira bola, instantes antes do choque e preciso que ela sofra uma ação de uma força externa, no caso do experimento tudo será iniciado pela força gravitacional que colocará a bola em movimento dando a ela uma velocidade, como ponderam acompanhar abaixo:

A velocidade da bola será dada pelo teorema da conservação da energia mecânica, no topo segurando a bola teremos apenas energia potencial, logo após a bola percorrer a rampa na altura de referência igual a zero a energia cinética será máxima e para esse experimento iremos aborda uma situação ideal desprezando as percas de energias por sons e atritos.

Dados:

Altura da rampa=0.1m

Ac. Gravidade= 9.98m/s^²

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com