TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Momento Linear

Artigo: Momento Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 2

Na mecânica clássica, centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Para n partículas, cada uma com posição ri e massa mi, o centro de massa é dado por:

Em um tratamento de sistemas de massas pontuais o centro de massas é o ponto onde se supõe concentrada toda a massa do sistema. O conceito se utiliza para análises físicas nas quais não é importante considerar a distribuição de massa.

Na mecânica clássica, momento linear ou quantidade de movimento é o produto da massa pela velocidade de um objeto: . No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida dessa grandeza é (quilograma-metro por segundo). Por exemplo: um caminhão de grande massa se movendo rapidamente tem uma grande quantidade de movimento — assim como é necessário que haja uma grande força atuando sobre o caminhão para fazê-lo chegar a tal velocidade, é preciso que uma força igualmente elevada aja sobre ele a fim de pará-lo. Logo, a quantidade de movimento de um corpo é diretamente proporcional à massa do mesmo.

O momento linear é uma grandeza vetorial, cuja direção e sentido são os mesmos da velocidade.

A quantidade de movimento total de um sistema permanece inalterada, a não ser que uma força externa seja exercida sobre ele. Esta propriedade foi percebida por Newton e publicada na obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, na qual Newton define a quantidade de movimento e demonstra a sua conservação.

Esta grandeza é importante não só em mecânica clássica, como também em todas as teorias que estudam a dinâmica de matéria e energia (relatividade, mecânica quântica, etc.). A relação entre energia e momento é expressa em todas as teorias dinâmicas, normalmente via uma relação de dispersão para cada ente, e grandezas importantes como força e massa têm seus conceitos diretamente relacionados com estas grandezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com