TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Por:   •  2/11/2022  •  Resenha  •  5.309 Palavras (22 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SUMARÉ

2022


 jenniffer tamiris de souza marcuzzo [pic 6]

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UNIDADE DE

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Nutrição da Instituição Anhanguera Educacional de Sumaré.

Orientador: Juliana Varjao


Sumaré

2022

SUMÁRIO

Sumário

1 INTRODUÇÃO        6

1.1        O PROBLEMA        7

2 OBJETIVOS        8

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        8

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        8

3 JUSTIFICATIVA        9

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

5 METODOLOGIA        19

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        20

REFERÊNCIAS        21

               

1 INTRODUÇÃO

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são usadas para produtos, processos, serviços e edifícios para promover e certificar a qualidade e segurança dos alimentos. Quando se fala em Boas Práticas de Fabricação/Manipulação de Alimentos tem-se o enfoque em procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação

O setor de alimentação e nutrição (também conhecido como UAN) é um local onde são preparados alimentos prontos para consumo humano, adotando-se diversos padrões e protocolos padronizados em toda a cadeia produtiva onde a qualidade é necessária. Variedade, tanto no que diz respeito às perspectivas nutricionais quanto às boas práticas de manipulação de alimentos.

Nesse sentido, cabe o profissional nutricionista a responsabilidade por determinar, monitorar e avaliar a UAN e executar ações para garantir a qualidade higiênica das refeições produzidas, iniciar ações de melhoria, recomendar estratégias para protocolos de Boas Práticas a Fabricação de alimentos sejam satisfatórias nos ambientes. Notavelmente, a atuação desse profissional em UAN é tendenciosa e voltada a prevenir problemas de saúde para os comensais, apontar riscos sanitários existentes, indicar ações a serem tomadas e promovidas para tratar não conformidades encontrado.

Dessa forma, os profissionais de nutrição devem compreender os processos técnicos e legais aplicáveis ​​à UAN sob a ótica das boas práticas alimentares e procedimentos operacionais padronizados realizados nesses ambientes. Além disso, para alcançar uma atuação adequada, é importante que os profissionais estejam atentos, à identificação dos fatores de risco associados ao ambiente da UAN, à postura dos profissionais de nutrição diante da adesão e não adesão, e a apresentação nestes Aspectos Legais e Procedimentos para Ações Educativas e de Acompanhamento no Campo.

  1. O PROBLEMA

Quais cuidados na manipulação dos alimentos devem ser tomados na hora do preparo?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Garantir segurança alimentar na fabricação dos alimentos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios destinados a garantir padrões mínimos de qualidade durante a fabricação, armazenamento, transporte e comercialização de todos os tipos de consumo, especialmente daqueles produtos cujo uso indevido pode trazer riscos à saúde da população consumidora.

 

3 JUSTIFICATIVA

             As Boas Práticas de Fabricação são práticas higiênicas que devem ser adotadas pela indústria alimentícia e devem ser seguidas pelos manipuladores desde a aquisição da matéria-prima, passando pelo processamento e até os consumidores. O objetivo das BPF é prevenir a ocorrência de doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são uma importante ferramenta de qualidade para alcançar um nível adequado de segurança alimentar. Sua adoção é uma exigência da legislação vigente e faz parte de um programa de garantia de qualidade do produto.

 A pesquisa visa ampliar a produção de conhecimento nos serviços acadêmicos, garantindo a análise, compreensão e intervenção da realidade para subsidiar a formação profissional na base do progresso científico e tecnológico.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A Fundamentação Teórica é um levantamento das principais obras e autores que tratam do tema escolhido
. Nela se traz a classificação dos conceitos chave da pesquisa, ou seja, trazendo as referências teóricas que serão utilizadas no seu TCC. Apresente-as, de forma reduzida, abordando seu conteúdo, falando sobre as ideias defendidas pelos autores e os resultados delas.  

Você deve fazer uma breve revisão de bibliografia do seu tema, aborde resumidamente o conteúdo dos seus objetivos. Deve ter de 3 a 4 páginas. Esse é o momento que você pode utilizar citações em todos os formatos, desde que apresente as referências de acordo com as normas da ABNT.

É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter científico. Utilize pelo menos 4 referências diferentes, realizado as devidas citações.

É importante que neste momento você reflita se o tema escolhido é viável, se há disponível fontes de literatura suficientes , como livros, artigos e dissertações para realizar seu TCC com tranquilidade no próximo semestre, pois lembre-se que ao realizar o seu TCC,  o ideal é que tenha em mãos para uma pesquisa bem fundamentada e aprofundada, ao menos 10 a 12 obras de autores diferentes.

  • Citações

Citação é a menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado (NBR 10520/2002). Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de como realizar cada um dos tipos de citações, de acordo com as normas da ABNT. As citações podem ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (457 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com