TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSIDERAÇÕES DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS NO DOCUMENTÁRIO “MUITO ALÉM DO PESO”

Por:   •  13/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

NUTRIÇÃO DIETÉTICA

CONSIDERAÇÕES DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS NO DOCUMENTÁRIO “MUITO ALÉM DO PESO”

Nome do aluno: Fabiano Almeida Ferreira

Nome do docente: Fabíola Rainato Gabriel de Melo

Junho/2020

Feira de Santana/BA

Ultimamente, o tema “obesidade” vem sendo pertinente no mundo, pois, juntamente com a depressão, é a doença que mais vem crescendo nos últimos anos. Essa doença vem comprometendo a saúde do brasileiro, quase 20% da população é portadora desta condição, que é fator de risco para outras doenças. Tais como: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, ou até mesmo, a própria depressão.

A educação alimentar faz parte do processo de aprendizagem e de mudanças comportamentais. Em alguns momentos, no documentário “Muito Além do Peso”, os pais não sabiam como controlar a situação dentro de casa quando os filhos faziam birra para comer uma guloseima. Pior do que isso é o exemplo dado pelos responsáveis. Como proporcionar a educação alimentar para uma criança, sendo que, na maioria das vezes, os pais são as principais referências negativas para elas? As crianças possuem uma forma de aprendizado que requer muita cautela, que é observando as atitudes das pessoas que estão ao seu redor. No documentário mostra um pai pedindo para o filho não comer a batatinha, logo depois, ele é o primeiro a pedir para o filho compartilhar daquele alimento.

Outra situação “constrangedora” é a criança não conseguir identificar alguns alimentos naturais básicos. Saber o que é batata frita e não saber o que é uma batatinha, é visivelmente notório de que a criança não tem estímulo algum com aprendizados sobre alimentos saudáveis, seja nas escolas ou em casa.

Quanto mais cedo, a criança já tem acesso aos aparelhos eletrônicos, consequentemente, o acesso às informações negativas é mais frequente. As propagandas que estimulam o consumo de alimentos não saudáveis passam diariamente nas redes sociais, televisão, rádio, etc. Isso se torna um alerta para o futuro dessas crianças. Pois, são fortes influenciadores na formação do comportamento alimentar.

Algumas maneiras que devem ser feitas para diminuir o índice de obesidade é proibir esse tipo de divulgação nas mídias, praticar atividade física, influenciar frequentemente o consumo de alimentos saudáveis, realizar campanhas do governo para ajudar aos que moram em lugares com difícil acesso, entre outros.

Por fim, aquele que prega sobre alimentação saudável, também precisa ser um exemplo para a sociedade. É natural encontrar um educador físico que não faz atividade física, um psicólogo que tem problemas psicológicos e que não procura tratamento, ou até mesmo, um nutricionista que só come besteira por trás dos seus clientes. A palavra convence, o exemplo arrasta.

REFERÊNCIAS

https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46485-mais-da-metade-dos-brasileiros-esta-acima-do-peso#:~:text=Atualmente%2C%2055%2C7%25%20da,(Vigitel)%2C%20de%202018.

https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/03/04/interna_bem_viver,1126146/obesidade-compromete-a-saude-do-brasileiro.shtml

https://www.terra.com.br/noticias/dino/obesidade-no-brasil-quase-20-da-populacao-e-portadora-desta-condicao-que-e-fator-de-risco-para-outras-doencas,9db7781d5b1d19d6d349ca5256dca08d1mu2wx58.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com