TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DESIGUALDADES SOCIAIS

Trabalho acadêmico: AS DESIGUALDADES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 AS DESIGUALDADES SOCIAIS..............................................................................4

2.1 O que é ser perfeito?..............................................................................................5

2.1.1 O que é ser diferente?..........................................................................................6

2.1.1.1 O que a sociedade entende por perfeito?........................................................7

2.1.1.1.1 O que nós fazemos para nos enquadrar nessa sociedade?.........................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O homem é um ser social e possui uma individualidade. Não é perfeito e, portanto, sob diversos aspectos, limitado. Precisa viver consigo mesmo e com os outros, porém, as leis pessoais não são as mesmas que as sociais. Pelo valor que é a individualidade, alguns homens são melhores em certos aspectos; outros, em outros, e assim a sociedade se completa e a vida social é possível. Os limites das pessoas também são diferentes. Existem situações que podem ser ignoradas, passíveis de serem aceitas, em prol da sociedade, do bem comum. A noção popular de que poucos com muito e muitos com pouco gera conflitos sociais e mal estar humano ainda é considerada a principal causa da desigualdade social no Brasil e em diversos países do mundo. A desigualdade social no Brasil, apesar dos avanços da primeira década dos anos 2000, é considerada uma das mais altas do mundo.

Somos iguais mesmo sendo diferentes. Nós deveríamos pensar que, cada um tem sua própria personalidade, suas opiniões, suas idéias. Cada ser, tem seu próprio estilo, no seu jeito de ser, e isso, é exclusivo de cada um.

Todos nós temos os mesmos direitos umas delas é ter direito à uma boa moradia, saúde, educação, lazer e devemos ser tratados de igual para igual.

Diante da sociedade não deve haver distinção. Descriminar uma pessoa por sua raça, cultura, religião, por sua estrutura física e mental é ter uma visão etnocêntrica e que causam danos a sociedade.

Devemos aprender a conviver na sociedade com as diferenças.

A sociedade brasileira vive em busca de uma perfeição que não existe no País em que vivemos, onde não sabem respeitar as diferenças de cada indivíduo, sendo em qualquer classe social ou até mesmo, pela sua liberdade de escolha. Com atitudes preconceituosas, discriminatórias.

Infelizmente, em um país capitalista em que vivemos, o Brasil, segue com um grande índice de pobreza e com números relevantes de mortalidade infantil.

2 AS DESIGUALDADES SOCIAIS

Vivemos em tempos de inclusão, resultado de um longo processo histórico marcado por lutas e conquistas. Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e relação à inclusão e não quer social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria. E diante dos olhos deles também somos diferentes.

É bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as considerem, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos.

De acordo com o Instituto de Política Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil atingiu em 2011 a menor desigualdade social da história. Esta é uma enorme conquista para o país, pois encurta a distância social entre as 12 mais alta do mundo.

A desigualdade da renda entre negros, pardos e brancos também vem diminuindo. Tudo isso mostra que o Brasil está começando a criar Políticas Públicas que realmente tragam benefícios para a população. Mesmo que muita coisa ainda tem que ser melhorada, principalmente no Governo Federal. Percebemos que o Brasil começa a sair da estagnação vivida durante décadas. E o nosso papel como Assistentes Sociais é ajudar a encontrar meios que permitam melhorar ainda mais , a qualidade de vida de cada ser humano.

A desigualdade social gera uma previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente; permite a existência de um mercado de trabalho e uma educação helenizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e, dentre as piores conseqüências, propicia a ocorrência da violência urbana.

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República no estudo Vozes da Classe Média, indica que a redução da classe baixa foi mais intensa do que a expansão da classe alta.

De 2002 a 2012 ascenderam da classe baixa para a média 21% da população brasileira, enquanto da classe média para a alta ascenderam 6 %.

Toda essa tentativa de equiparar as classes sociais se dá por diversos fatores, entre eles estão, o aumento do salário dos 10 % mais pobres da população brasileira que cresceu 91,2% entre 2001 e 2011, programas do governo como a Bolsa Família, Cursos Profissionalizantes e Técnicos, entre outros, que além de aumentar a renda per-capta, permitem que a população brasileira tenha melhor qualidade de vida.

Os Programas Sociais como Bolsa Família, cadastro único e outros, tem o objetivo de oferecer à comunidade ações nas áreas de assistência social, trabalho, educação, saúde, esporte e lazer, preparando pessoas cidadãs para enfrentar os desafios de viver, conviver e produzir segundo as tendências do seu tempo.

Com esses programas, o Brasil reduz a desigualdade e as diferenças entre as classes sociais, a renda cresce mais entre os escolarizados, negros, e pardos, as crianças, e nos setores mais pobres.

2.1 O QUE É SER PERFEITO?

A própria palavra preconceito, que segundo o dicionário significa conceito antecipado e sem fundamento, nos remete a pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com