TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Desigualdades Sociais

Exames: As Desigualdades Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE FRANCA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO SÃO PAULO – AL. SANTOS

TRABALHO

DE

ECONOMIA

ISABEL LOPES DOS SANTOS

CURSO: EAD – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 8º SEMESTRE

CÓDIGO DO ALUNO: 1203178

JUNHO 2013

As desigualdades sociais, a pobreza de uma grande maioria da população, a centralização da renda e a falta de escolaridade são alguns dos problemas que acontecem no Brasil e no mundo. De acordo com os textos acima explique como poderemos resolver ou amenizar os problemas sociais relacionados nos testos acima?

De acordo com a matéria fornecida o Brasil reduziu drasticamente as distâncias sociais nos últimos 10 anos. A taxa de analfabetismo caiu entre as pessoas com 15 anos ou mais.

Segundo as informações a redução está ligada as bolsas criadas pelo Governo, dando condições as classes menos favorecidas para que pelo menos consiga colocar alimentação adequada em sua mesa, ligada também ao nível de escolaridade que aumentou, porém ainda existem muitos obstáculos para que esta situação melhore ainda mais.

Para que desigualdade social diminua precisamos que a taxa de analfabetismo caia. Um povo instruído torna-se um que não aceitará as migalhas que lhe forem fornecidas, se torna uma nação que pode brigar para que nossa economia alavanque e para que o país possa estar no mínimo entre os mais desenvolvidos nas Américas.

Ainda falta muito para que a população se conscientize que a melhor solução para aniquilarmos com a desigualdade social é estudar, estar entre os países com menos índices de analfabetismo. Ainda temos a 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países, diz PNUD, pois um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental abandona a escola antes de completar a última série. Com relação aos anos de estudo ainda estamos 50% menos, pois nossa média era de 7,2 anos, enquanto os esperados são 14,2 anos.

Embora nas últimas duas décadas o índice de desenvolvimento humano apresentou uma melhora os demais países que estão à frente também sofreram melhoras, ou seja, o Brasil continua na mesma posição no ranking mundial.

ISABEL LOPES DOS SANTOS

CURSO: EAD – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 8º SEMESTRE

CÓDIGO DO ALUNO: 1203178

A análise final se dá ao fato de todas as medidas tomadas para amenizar o problema da desigualdade social, ainda podemos dizer que o crescimento seria muito mais eficaz na redução da pobreza em países com baixa desigualdade de renda.

Talvez devêssemos nos espelhar mais na Noruega que pelo quarto ano consectivo é a primeira colocada no IDH (índice de desenvolvimento humano). Ou talvez na Austrália e Irlanda que se mantiveram na mesma posição. Ou melhor, como Estados Unidos, Alemanha e Suécia que subiu suas colocações no ranking.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com