TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DESIGUALDADES SOCIAIS COMO FRUTO DAS PRÓPRIAS RELAÇÕES SOCIAIS

Casos: AS DESIGUALDADES SOCIAIS COMO FRUTO DAS PRÓPRIAS RELAÇÕES SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARIA ANGÉLICA LOPES AZEVEDO

TITULO DO TRABALHO

AS DESIGUALDADES SOCIAIS COMO FRUTO DAS PRÓPRIAS RELAÇÕES SOCIAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Campos dos Goytacazes (RJ)

2013

MARIA ANGÉLICA LOPES AZEVEDO

TITULO DO TRABALHO

AS DESIGUALDADES SOCIAIS COMO FRUTO DAS PRÓPRIAS RELAÇÕES SOCIAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Fundamentos Históricos,teóricos e metodológicos do Serviço Social III,Oficiana de Formação:Questão Social e Ciência e Economia Política. Seminários II, sob orientação dos professores do terceiro semestre do curso de ServiçoSocial.

Tutor de Sala: Silvania.

Tutora Eletrônica: Maria Angela Santini,Paulo Aragão,Rodrigo Trigueiro e Sergio de Goes Barboza.

Campos dos Goytacazes (RJ)

2013

INTRODUÇÃO............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................8

4

INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo nos levar a refletir sobre as desigualdades sociais existentes no nosso país, a maneira como os recursos assistenciais estão sendo usados pelos governos, como forma de melhorar a situação dos cidadãos e, como são usados esses recursos independentemente da fonte de origem.

Portanto, para termos uma noção de tais situações faremos uma pequena abordagem sobre as relações sociais existentes e seus reflexos sobre a sociedade com um resumo de sua história e início.

A partir disso, refletiremos sobre as soluções para o problema em questão onde a globalização econômica tem grande participação para esse processo.

DESENVOLVIMENTO

O conceito de desigualdade resume-se ao conjunto de relações entre indivíduos de forma desproporcional entre si em que um, se configura mais ou menos que o outro.

Com base neste conceito,as desigualdades sociais, são herança primeiramente, das relações entre os indivíduos, alicerçados pelas enormes diferenças na acumulação e concentração do capital nas mãos de um grupo menor da sociedade e a posição que ocupa na sociedade.

A sociedade exclui para incluir e esta transmutação é condição da ordem social desigual, o que implica o caráter ilusório da inclusão. Todos estão inseridos de algum modo, nem sempre decente e digno, no circuito reprodutivo das atividades econômicas, sendo a grande maioria da humanidade inserida através da insuficiência e das privações, que se desdobram para fora do econômico (SAWAIA. 2001 p.8)

Portanto, falar em desigualdade nos leva a questionar as variadas formas de desequilíbrios,

5

que existem, principalmente com a vinda da modernização industrial e com a globalização econômica onde aumentou –se grandemente o consumismo por coisas cada vez mais sofisticados que contagiou todos os lugares do mundo podendo estes serem usados por grande parte da população, ou seja, para Cavalcanti e Okino (p.4), “o capitalismo, através da globalização econômica, imprimiu ao mundo uma face de exclusão de muitos para que poucos pudessem lucrar” e segundo Sikorski (2009. 6) apud Santos Costa ( 2002, p. 3). “[...] a questão social, originalmente expressa no empobrecimento do trabalhador tem suas bases reais na economia capitalista”.

Por isso, falaremos do assunto aqui em de um modo não tão abrangente da desigualdade social,porque se trata de um assunto cheio de causas e conseqüências a qual não conseguiríamos debatê- lo em um pequeno texto resumido,pois retrataremos principalmente a parte sócio econômico e suas conseqüências sobre a população mais vulnerável.

Desta maneira, ao comparar as inúmeras situações vivenciadas em nossa realidade relacionando ao filme BMW vermelho usadas como base para desenvolvimento desse trabalho.

Podemos compará-la, por exemplo, a situações de comodismo e conformismo que presenciamos no dia-a-dia de algumas pessoas, que, quando se encontram em determinadas situações que fogem à sua realidade cotidiana se mostram resistentes ao que é novo, mesmo que seja no momento a condição mais viável pra melhorar sua vida, pois, assim como nos mostrou o vídeo existem impedimentos ou barreiras a qual nos impedem de trabalhar a consciência do cidadão para que ele tenha em si a vontade de querer transformar sua atual realidade.

Deste modo, os obstáculos apresentados quanto ao uso do que eles têm em mãos, funcionam como uma forma de barreira para qualquer busca de melhoramento preferindo permanecerem na mesma condição de pobreza.

6

Sendo assim, contar com ações do governo, mesmo sabendo da mal funcionalidade dos serviços ofertados na maioria das vezes torna-se “menos trabalhoso” para o cidadão. Portanto, é bom ressaltar, que a sociedade tem anseios e necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com