TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENTES DIFERENÇAS QUE HÁ NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigos Científicos: AS DIFERENTES DIFERENÇAS QUE HÁ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  6.265 Palavras (26 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 26

REGINA DA SILVA PANTOJA

Resumo

O projeto será desenvolvido com o tema: As diferentes diferenças que há na educação infantil, este tema ajudará no desenvolvimento social, afetivo da criança e ainda promoverá aprendizagens para as crianças da educação infantil. Este projeto tem como justificativa, conhecer, entender e compreender melhor uma área tão importante e pouco trabalhada na escola, mas de forma ampla referente às diferenças que existe na escola que é falada e pouco trabalhada em escolas públicas e privada. O projeto tem como alvo problematizar; será que nenhuma criança passou por algum tipo discriminação na escola? Por causa da sua cor, maneira de falar, ou até mesmo pela forma de se vestir? Será que a escola está preparada para esses tipos de situações?

O projeto tem como objetivo promover respeito à diferença do outro, como a criança ver esse tipo de diferença, também como a criança lida com o pré-conceito do outro. E assim tornar-se um cidadão consciente de suas atitudes para com a sociedade. Os conteúdos envolvidos neste projeto serão: linguagem oral, matemática, estudos sociais e artes, com o objetivo de ensinar todos esses conteúdos utilizando o tema as diferentes diferenças que há na Educação Infantil para promover aprendizagens, aonde o professor será um facilitador, usará todos os recursos necessários para transmitir o conhecimento aos alunos que estão iniciando na sala de aula. Como forma de avaliação o professor irá observar à participação e a colaboração dos alunos em todas as atividades realizadas juntamente com eles. Na revisão bibliográfica serão utilizados os seguintes autores: (KARLSSON, 2008, p. 165 e166); Anete Abramowicz (2006, p.12); Gadotti (2000, p. 41); (BRASIL, 1998, p. 13). Na constrição do projeto.

Palavra chave: Colaboração, participação, contribuição e respeito.

SUMÁRIO

1. Introdução..............................................................................................05

2. Revisão Bibliográfica .............................................................................07

3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.............................17

3.1Tema e linha de pesquisa......................................................................17

3.2 Justificativa............................................................................................17

3.3 Problematização....................................................................................18

3.4 Objetivos................................................................................................18

3.5 Conteúdos.............................................................................................19

3.6 Processo de desenvolvimento...............................................................20

3.7 Tempo para a realização do projeto.....................................................21.

3.8 Recursos humanos e materiais.............................................................21

3.9 Avaliação...............................................................................................21

4.0 Considerações Finais.............................................................................22

5.0 Anexos..................................................................................................23.

6.0 Referências............................................................................................24

1. Introdução

O trabalho que será aplicado com o eixo na educação infantil, abordando o seguinte tema “as diferentes diferenças que há na educação infantil”, este projeto vem com o intuito de ajudar deste cedo as crianças que estão iniciando em sua vida escolar é uma forma de conscientiza e sociabilizar as crianças, este tema ajudará também no desenvolvimento social, afetivo, e ainda promoverá aprendizagens para as crianças da educação infantil.

Neste projeto vem seguindo os seguintes requesitos para a sua elaboração, justificativa que ajuda a conhecer, refletir, entender e compreender, melhor está questão das diferentes diferenças que há na educação infantil é uma das formas de reconhecer o outro. Em trabalhar em uma questão tão importante que é as diferentes diferenças que existe na escola não só nas escolas, mas em todas as classes sociais trabalhando deste cedo as diferenças de uma forma mais ampla e significativa, tanto para as crianças como para os profissionais da escola da rede públicas e privada.

No requesito problematização vem tratando de indagações e sugestões tanto para os pais e comunidade escolar sobre o tema e assim trabalhando tanto dentro e fora da escola, pois não é o sujeito que tem que se integrar a sociedade, mais a sociedade que tem que se integrar ao sujeito respeitando as suas diferenças. Centrando sempre nos objetivos de conscientizar a comunidade escolar sobre a temática, gênero, etnia, costume, cultura e outros, também a trelado neste conceito os específicos que são pré-conceitos raciais, demonstração de valores. E assim mostrando a sua capacidade e importância para a sociedade.

E o todo faz a diferença neste projeto os conteúdos que serão trabalhados no período de uma semana envolvendo linguagem oral, matemática, estudos sociais, artes, tudo isso de uma forma bem planejada, analisada, pois estamos falando de crianças que estão iniciando na escola e aprendendo a se socializar com os outros colegas. Então as atividades efetuadas devem ser prazerosas para as crianças.

No processo de desenvolvimento ele deve ser direto ao ponto de forma mais claros na hora da execução do projeto, não se esquecendo de mostrar a importância do respeito às diferenças de etnias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com