TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESPÉCIES DE POLUIÇÃO DO SOLO

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

POLUIÇÃO DO SOLO

ESPÉCIES DE POLUIÇÃO DO SOLO

A poluição do solo é causada por resíduos sólidos, rejeitos perigosos, agrotóxicos, pela queimada ou mineração. A disposição inadequada dos resíduos sólidos (lixo, doméstico, industrial, hospitalar ou nuclear) poderá causar danos ao solo, ao subsolo, ao ar atmosférico, às águas subterrâneas e superficiais, à flora, à fauna e à saúde humana. O mauuso de agrotóxicos e de rejeitos perigosos pode também contaminar o solo e os cursos de águas ribeirinhas.

Conceito de poluição por resíduos sólidos:

É aquela causada pelas descargas de materiais sólidos, incluindo resíduos sólidos de materiais provenientes de operações industriais, comerciais e agrícolas e de atividades da comunidade, mas não inclui materiais sólidos ou dissolvidos em esgotos domésticos ou outros significativos poluentes existentes nos recursos hídricos, tais como lama, resíduos sólidos dissolvidos ou suspensos na água, encontrados nos efluentes industriais, e materiais dissolvidos nas correntes de irrigação ou outros poluentes comuns da água.

Composição dos resíduos sólidos urbanos:- domiciliar ,( residenciais , feiras, mercados comércios etc); - hospitalares (hospitais, clínicas, casa de detenção, aeroportos, medicamentos vencidos etc); - varrição de logradouros públicos; - outros (limpeza de lixeiras e de bueiros, podas de árvores , terra, entulho, cadáveres d e animais etc)

FUNDAMENTO LEGAL.

A disposição dos resíduos sólidos está relacionada à limpeza pública. Esta, por sua vez, é uma questão de saúde pública. Compete, contudo à União, aos Estados e ao DF legislar, fixando diretrizes gerais, sobre a defesa e a proteção da saúde (art. 24, XII da Cf). No entanto, a tarefa de limpeza pública é atribuída aos municípios nos termos do artigo 30, I da CF.

DEPÓSITO DE CÉU ABERTO

É a disposição de lixo em local inadequado para essa finalidade, causando danos ao ar atmosférico, ao solo e subsolo, ao lençol freático, aos rios e mananciais, à flora, }à fauna e, principalmente, à saúde humana, além de atrair insetos, roedores etc. O lixão é comumente utilizado na periferia e tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelas Prefeituras Municipais.

DEPÓSITO DE ATERRO SANITÁRIO

O aterro sanitário é a forma de disposição do lixo mais adequada e econômica, a escolha do local deverá ser submetida ao estudo prévio de impacto ambiental

(EIA) para constatar a viabilidade da implantação do aterro. Todas as alternativas devem ser analisadas para se evitar o menor impacto ambiental possível. Trata-se de uma área extensa para disposição do lixo coletado diariamente e após a sua compactação é coberta com uma camada de terra no final do dia. São colocados respiros e drenos para a saída dos gases e chorume. Trata-se do método mais eficaz e barato, que não coloca em risco a saúde e segurança pública.

USINA DE COMPOSTAGEM

A compostagem é o processo pelo qual os resíduos sólidos domésticos são transformados em compostos par aa utilização como adubo no setor agrícola. Esse processo ocorre no interior das usinas de compostagem com a transformação de matéria orgânica em composto. A usina necessita de grande espaço para a instalação do equipamento e para a cura (secagem) e estocagem do composto.

USINA DE RECICLAGEM

A reciclagem é o método de reaproveitamento de determinados materiais como vidro, papel, papelão, plástico, metal etc. Trata-se de uma coleta seletiva. Há lugares no Brasil que o lixo é colocado em compartimentos próprios para cada tipo de material (papel, vidro, lata etc). Essa coleta procura cada tipo de lixo orgânico dos materiais inorgânicos. Há muitas cooperativas funcionando no Brasil, utilizando somente da coleta seletiva. A usina de reciclagem só se desenvolverá através da educação ambiental.

USINA DE INCINERAÇÃO

A incineração é um dos processos mais eficazes, mas economicamente custoso. Esse processo transforma a queima dos resíduos sólidos em material inerte, reduzindo, sobremaneira o espaço ocupado. A usina de incineração deve ser utilizada mais para a queima do lixo hospitalar.

CONCEITO DE POLUIÇÃO POR REJEITOS PERIGOSOS

Caracteriza-se por um rejeito sólido ou uma combinação de rejeitos sólidos que devido a sua quantidade, concentração ou características físicas, químicas ou infecciosas pode: causar um incremento da mortalidade ou de enfermidade irreversíveis ou incapacitantes reversíveis , ou contribuir de forma significativa, ´para referido incremento; - apresentar um considerável perigo, atual ou potencial para a saúde humana ou para o meio ambiente, quando se trate, armazene, transporte, elimine ou de outro modo se maneje de forma não apropriada.

CONTROLE DOS REJEITOS PERIGOSOS

O registro da produção do transporte e da eliminação dos rejeitos perigosos tem sido adotado por alguns países para manter sob controle todo o itinerário do produto com a intenção de evitar danos à saúde humana e ao meio ambiente , responsabilizando, em daso de acidente o seu produtor.

CONCEITO DE POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com