TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS PUBLICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA - FÓRUM - MÓDULO 5

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA

RESPOSTA AO FÓRUM DO MÓDULO 5

Boa noite pessoal

Segue minha colaboração no fórum.

O homem é um ser social. Isso significa que nós apreendemos as impressões, conceitos e informações da sociedade que nos cerca. Uma pessoa criada entre indígenas, tende a incorporar os costumes indígenas ao seu cotidiano; da mesma forma a pessoas criada em um ambiente evangélico e por ai vai.

Hoje nas periferias o problema da violência e a presença do crime é uma realidade, diante da ausência de políticas públicas que contemple essas comunidades com saúde, educação, oportunidade de emprego etc. Essa é a realidade social dessas comunidades pobres e é nesse ambiente cercado de crime que o jovem da periferia cresce e quer queira, quer não, é isso que ele vivencia no dia-a-dia. Diante disso, ele se encontra em uma situação de risco social, pois pode vir a apreender essas informações ligadas ao cotidiano violento a sua realidade; pode vir a achar isso comum e praticável.

O referencial que esse jovem tem na favela como sendo algo “bom” muitas vezes acaba por ser o bandido. É ele quem namora belas meninas, usa roupa nova, tem poder e influência na comunidade. Por outro lado, o cidadão que acorda cedo, trabalha, estuda e leva a vida com honestidade, muitas vezes é visto como “bobo” diante daquela realidade.

Nesse sentido,a influência da família é essencial para construção do caráter e personalidade desse jovem; tudo isso aliado a políticas públicas de oportunidade ara esse jovem, que apresentem a ele outras alternativas, outras visões de mundo ligadas à valores positivos. Esse jovem com horizontes ampliados, tende e se tornar um cidadão de bem, mesmo vivendo em um ambiente desfavorável.

Essa é minha visão

Espero ter colaborado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com