TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PROPRIEDADES DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO

Por:   •  25/3/2021  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

3.1.1PROPRIEDADES DE TRAÇÃO

O ensaio de tração é o procedimento mais comum para estudar a relação tensão-deformação, particularmente para metais. No ensaio, é aplicada uma força que traciona o material, tendendo a alongá-lo e a reduzir o seu diâmetro, que pode ser representada através de gráficos onde é dada uma curva que pode ser dividida em regiões elásticas e plásticas.

No processo de teste de metal, a amostra se estica alonga até que experimenta, em seguida, uma estricção e, ao final se rompe. Conforme o teste avança, as mudanças na carga e no comprimento da amostra são registradas para fornecer os dados necessários para determinar a relação tensão-deformação. Dois tipos diferentes de curvas tensão-deformação podem ser definidos: tensão-deformação de engenharia e verdadeira tensão-deformação. O primeiro é mais importante para o projeto mecânico e o segundo é mais importante para a fabricação.

A tensão e deformação de engenharia no teste de tração são definidas em relação à área original e ao comprimento da amostra. Esses valores são muito importantes para o projeto mecânico, pois pode-se esperar que a deformação em qualquer componente do produto não mude significativamente sua forma. Esses componentes são projetados para resistir às tensões esperadas em uso.

Conforme a carga aumenta, o alongamento da amostra ultrapassa o ponto de escoamento, mas o alongamento é muito maior que o anterior, o que provoca uma grande mudança no ângulo de inclinação. O alongamento é acompanhado por uma redução uniforme da área transversal, o que é consistente com a manutenção de um volume constante. Finalmente, a carga aplicada atinge seu valor máximo, e a tensão de engenharia calculada neste momento é chamada de resistência à tração final ou tensão final do material.

A deformação verdadeira fornece um método realista para prever o alongamento "instantâneo" por unidade de comprimento de um material. O verdadeiro valor de deformação no teste de tração pode ser obtido dividindo o alongamento total por um pequeno incremento, calculando a deformação de engenharia de cada incremento com base no comprimento inicial de cada incremento e, em seguida, somando-os.

Ao usar os valores reais de tensão e deformação para plotar dados de engenharia de tensão-deformação, o valor da deformação é muito pequeno e a deformação real é quase igual à deformação de engenharia da maioria dos metais. Os respectivos valores de tensão também estão muito próximos. A razão para esse comportamento quase igual é que a área da seção transversal do corpo de prova não apresenta redução significativa na região elástica.

A diferença entre a curva tensão-deformação verdadeira e sua contraparte de engenharia aparece na região plástica. O valor de tensão na região plástica é maior porque agora a área da seção transversal instantânea da amostra que sofreu uma diminuição contínua durante o processo de alongamento foi usada no cálculo.

À medida que a deformação na zona plástica se torna significativa, os valores da deformação real e da deformação de engenharia são diferentes. A tensão continua aumentando na área plástica até o início da estricção. Quando isso ocorre na curva de tensão-deformação de engenharia, perde seu significado porque o valor da área de erro conhecido é usado para calcular a tensão. Quando a tensão real também aumenta, ela não pode ser ignorada dessa maneira simples. Isso significa que, conforme a deformação aumenta, a resistência do metal aumenta. Esta é uma característica chamada de encruamento, que tem uma influência importante em certos processos de fabricação (especialmente na conformação de metais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com