TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS CULTURAIS E SOCIAIS-MÉDICOS NA ÁREA E CULTURA EM SEUS ASPECTOS

Projeto de pesquisa: ASPECTOS CULTURAIS E SOCIAIS-MÉDICOS NA ÁREA E CULTURA EM SEUS ASPECTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

ASPECTOS MÉDICOS CULTURAIS E SOCIAIS SOBRE LIBRAS E A CULTURA SURDA EM SEUS ASPECTOS

Na pesquisa feita a respeito do ponto de vista médico podemos determinar quatro tipos de deficiência auditiva ou também conhecida como hipoacusia que são:

* Perda da audição leve, não á necessidade de usar o aparelho auditivo.

* Perda de audição moderada, ela pode interferir no desenvolvimento lingüístico, mas não impede a pessoa de se comunicar com a fala.

* Perda da audição severa interfere no desenvolvimento da fala, mas com a utilização do aparelho poderá desenvolver os aspectos linguísticos.

* Perda da audição profunda, dificilmente irá ocorrer à linguagem através da fala.

Já no ponto de vista cultural a identificação da linguagem dos surdos ocorre através da linguagem de sinais que é o idioma natural dos surdos. E é partilhada entre os surdos através dessa partilha que é determinada a sua cultura.

Ao longo do tempo é observada a dificuldade e a luta vivida pelos surdos na construção de sua identidade, considerado diferente dos demais, por ter sua linguagem própria. E foi através da linguagem de sinais que eles se comunicam e reivindica seus direitos como cidadão. E sendo respeitado pela sua diversidade.

Para isso vamos falar um pouco sobre a linguagem de sinais conhecida como LIBRAS, é a língua brasileira de sinais, possuindo sua própria gramática, possibilitando assim o desenvolvimento lingüístico e seu acesso aos conhecimentos existente na sociedade.

Os sinais são formados através de parâmetros como: configuração das mãos, locação, movimentos, orientações das mãos e expressões faciais e corporais. Através dessa combinação é obtido os sinais formando frases e contextos e também favorecendo na produção da escrita,leitura e compreensão dos textos.

A linguagem de sinais é popularmente conhecida como o “português através das mãos”. Ao longo dos séculos os surdos formaram sua cultura própria e centralizada, possibilitando assim a sua forma de comunicação.

SUAS CONQUISTAS ATRAVES DE SUA LINGUAGEM

Ao longo dos séculos os surdos vêm sofrendo discriminação pela sua diversidade por esse motivo achamos essencial falarmos das suas conquistas. No Brasil uma delas ocorreu no dia 22 de Dezembro de 2005 no decreto n° 5.626, que se considera deficiente auditivo aquele que possui perda da audição total ou parcial.

Incluindo a Linguagem Brasileira de Sinais- Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de Fonoaudióloga, Pedagogia e também qualquer outro curso relacionado na formação de profissionais da educação.

Tendo a garantia do direito a saúde das pessoas com deficiência auditiva ou surdez. Incluindo a pessoa surda ou com deficiência auditiva na vida social, tendo os recursos necessários através do SUS- Sistema Único de Saúde, possibilitando assim um tratamento específico.

Capacitando a utilização de Libras e a necessidade de interprete de Libras no atendimento e em avaliações, conforme o Decreto n° 3.507, de junho de 2000.

Essas leis e decretos assinados pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, é o inicio de uma conquista e temos um longo caminho a percorrer. Para isso temos que tornar a inclusão real em nossas vidas, não apenas ficando exposta em papeis.

Devemos nos conscientizar respeitando a diversidade, permitindo a comunicação com o próximo. Vendo o surdo como qualquer outro ser humano que tem direitos, deveres e desejos.

Somente quando houver de fato essa inclusão social é que podemos ter avanços significativos. Considerando cada ser humano como único e individualmente diferente.

Para a nossa reflexão vou deixar transcrito um texto de (EMANUELLE LABORRIT) que diz:

“Recuso-me a ser considerada excepcional deficiente;

Não sou;

Sou surda;

Para mim, a linguagem de sinais corresponde a minha voz, meus olhos são os meus ouvidos;

Sinceramente nada me falta;

È a sociedade que me “torna excepcional”.

“O voo da Gaivota”.

Depois de refletir podemos afirmar que está nas mãos de cada individuo tornar isso real.

Basta que para isso possamos nos unir e buscar. E que cada um faça o seu papel.

ETAPA 2

ATIVIDADES POSSÍVEIS DE SEREM OFERECIDAS NAS SALAS REGULARES QUE COMPLEMENTEM O APRENDIZADO PARA O ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO

Quando falamos em inclusão não podemos deixar considerar as interações das atividades em sala de aula regular.

Sendo ainda um assunto que causa polêmica entre professores, alunos e pais de alunos.

É necessária uma metodologia que complementem as experiências visuais e a cultura surda e também a necessidade de implantar a aprendizagem de duas línguas:

Libras sendo a linguagem primaria e o Português, na modalidade escrita sendo a linguagem secundaria. Tendo profissionais fluentes em ambas as línguas.

Tendo a Linguagem Brasileira de Sinais como parte curricular escolar. Possibilitando assim o aluno ser avaliado tanto pela escrita na Língua Portuguesa como também em Linguagem de Sinais.

Também aprendizagem de Libras deve ser iniciada desde cedo de preferência com um Assistente Educacional de Surdos na escola.

Aprendendo a segunda língua (Português na modalidade escrita),por um profissional que domine as duas línguas.

Analisando a necessidade do surdo com o mundo visual, ampliando uma metodologia que atenda a essa necessidade.

Pesquisando e estudando uma Pedagogia Visual que possa ser inserida no contexto de ambos os alunos ouvintes e surdos.

Valorizando a cultura surda, e buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com