TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA E SEUS ASPECTOS CULTURAIS NO COTIDIANO

Ensaios: SOCIOLOGIA E SEUS ASPECTOS CULTURAIS NO COTIDIANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  5.026 Palavras (21 Páginas)  •  1.379 Visualizações

Página 1 de 21

Sociologia e seus aspectos sociais no cotidiano

Professora: Ma. Mariciane Mores Nunes

Campinas

2012.

A sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos emassociações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas sendo um dos objetivos da sociologia.

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.

Outras importantes correntes sociológicas foram iniciadas por Karl Marx e Max Weber.

Pensar a escola na perspectiva da Sociologia da Educação implica, em primeiro lugar, sobre as relações entre a educação, escola e sociedade. Partindo do princípio que o processo educativo na formação da educação humana, vem através de que todos os seres humanos, nascem inacabados do ponto de vista de suas características humanas. Sendo assim, um processo histórico-cultural de tornar humanos os seres humanos. Com isso, uma pessoa ao nascer, não é capaz da convivência e comportamento na sociedade que está inserida, somente com o cotidiano o indivíduo irá construir e aprender, a interagir e compreender a cultura e socializar com outras pessoas.

Para a educação a sociologia tem como principal funcionamento, a aprendizagem na construção e formação do ser humano, devido as mudanças transcorridas do século passado, a escola como instituição, passou a ser o melhor ambiente na transformação e socialização do ser humano em desenvolvimento, se tornando o local de interação cultural da população, promovendo algumas idéias e valores e não outras, na identificação e colaboração na formação da sociedade, no qual podendo ser redentora, quando a uma correção de possíveis distorções ou estrutural da sociedade moderna, a função reprodutora, se manifesta com a prática educativa da escola reproduzem e legitimam as desigualdades sociais, livrando a escola de qualquer fracasso escolar do aluno perante a escola, pois a obrigação de se sair bem na aprendizagem só depende do aluno não importando com seu cotidiano fora do ambiente escolar, assim a vítima e a principal culpada e a transformadora, quando ocorre quando a educação escolar está prioritariamente comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, como um processo de instrumentalização das pessoas, para uma prática social de transformação em uma aprendizagem crítica e reflexiva do saber elaborado pela cultura, tornando-os concientes e capazes de elaborar, perceberem e questionar os valores que tornam a sociedade mais justa e igualitária.

A reprodução e legitimação das desigualdades sociais propiciada pela escola não resultariam apenas, no entanto, da falta de uma bagagem cultural apropriada para a recepção da mensagem escolar. Bourdieu procura demonstrar que a escola valoriza e cobra não apenas o domínio de um conjunto de referências culturais e lingüísticas, mas, também, um modo específico de se relacionar com a cultura e o saber.

Sendo, assim, a grande contribuição da sociologia da Educação foi sem duvida as transformações que aconteceram ao longo dos séculos até os dias atuais, a analise das desiguadades, diferenças vivenciadas em um ambiente escolar, junto as famílias, indivíduos, educação e sociedade e suas relações socio-cultural.

O POSITIVISMO

Auguste Comnte - Está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia.

Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física. Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.

Para a educação o positivismo destaca os seguintes referenciais:

• reflete uma hierarquia do poder espiritual positivo, entre educador-educando, ocupando o educador a função de fonte do conhecimento para o educando;

• visando a humanidade como um todo;

• a educação deve ser universal, para todos, independente de sexo ou nível socioeconômico;

• A educação familiar é a educação espontânea, voltada principalmente à educação moral;

No âmbito geral, as elites brasileiras consideravam o positivismo como uma chave de acesso para a modernidade, entendiam que o ensino, mantido pelo Estado, seria controlado e censurado pelo poder político, com caráter conservador, o que impediria a pesquisa livre e a fundamentação do progresso.

Embora contrários à criação de uma faculdade, os positivistas desenvolveram enorme influência no pensamento produzido nas escolas técnicas, militares e faculdades, destacando-se em particular, a escola politécnica e a escola militar do Rio de janeiro, assim como a Faculdade de Direito do Recife, não só pela sua defesa da importância das ciências exatas naturais, modelos do pensamento objetivo de Comnte, como pelo projeto de transformação social capaz de superar o atraso a que o Brasil estava relegado.

EDUCAÇÃO NO ENFOQUE DE ÉMILE DURKHEIM

Émile Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com