TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS CULTURAIS DO CONSUMO

Monografias: ASPECTOS CULTURAIS DO CONSUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 9

ASPECTOS CULTURAIS DO

CONSUMO

Universidade Gama Filho

Nomes: XXXX

Profª: Renata Andreoni

Turma: ADM 199

INTRODUÇÃO

O mundo está cada vez mais consumista. Independente de classe social, região, religião ou qualquer que seja o critério, os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas buscam se adaptar às suas necessidades e procuram sempre oferecer novos e inovadores produtos, que estimulem cada vez mais essas necessidades consumistas.

Todavia, se adequar a todas essas exigências não é tão simples quanto parece. Muitas vezes um determinado produto tem que se adaptar aos diferentes mercados em que está sendo inserido, ou seja, ele pode até ser bem recebido em mercados com culturas diferentes, porém deverá estar de acordo com a cultura própria desse mercado.

Neste trabalho, iremos demonstrar como os aspectos culturais que influenciam milhões de compradores, dos mais diversos produtos, estão presentes em nosso cotidiano. Através da nossa apresentação e dos vídeos que serão demonstrados durante ela, demonstraremos aos nossos espectadores como o tema está mais presente do que imaginamos em nosso dia-a-dia e a sua importância e relevância para os consumidores e empresas.

CULTURA

Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência entre outros.

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

Só o homem possui cultura.

Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.

Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

As funções da cultura são:

• Satisfazer as necessidades humanas;

• Limitar normativamente essas necessidades;

• Implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.

O que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.

Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação etc.

Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas; referem-se aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.

A indústria cultural está sempre “fabricando” modas e gostos, a cultura de massa só é viável em razão da invenção da comunicação em massa.

SUBCULTURA

Subculturas são culturas de um determinado grupo social as quais não chegam a atingir a grande massa de consumidores. Exemplo disso são os Skatistas, Nerds, Funkeiros, Surfistas, Marombeiros entre outros. Esses grupos participam da cultura do lugar onde vivem, das suas classes sociais, religião e orientações políticas, mas reúnem entre si, uma série de costumes que os fazem destacar-se.

De modo geral, as subculturas são nichos, pequenos mercados, que constantemente consumem produtos ligados aos seus estilos de vida. Os Marombeiros estão sempre atentos quanto aos suplementos alimentares e moda fitness. Esses itens são vendidos lojas especializadas no assunto como a Corpo Ideal e a Fitmuscle, e ainda lojas que não tinham como foco a venda desses produtos, mas passaram a comercializá-los como o Mundo Verde.

Outras subculturas ganharam tanto espaço que acabaram por se tornar uma cultura local. É o caso do Funk, que não surgiu no Brasil, porém foi adotado pelas comunidades cariocas e evoluiu, se transformou, tornando se conhecido como uma cultura do Rio de Janeiro. A visibilidade é tanta que a Coca-cola investiu patrocinando a Batalha do Passinho, torneio disputado no Brasil inteiro, onde os participantes exibem passos de Funk em rodadas de 45 segundos.

GRUPOS DE REFERÊNCIA

Importante fator que age influenciando os comportamentos, pensamentos e atitudes dos indivíduos na sociedade, os Grupos de Referência são conjuntos de pessoas que de certa forma pensam da mesma forma e agem com base neste pensamento coletivo, temos como exemplos destes grupos, a família, amigos, colegas de trabalho. Quando buscamos aceitação de algum destes grupos, com o intuito de sermos aceitos em seu meio, nos condicionamos ao padrão de pensamento exposto em cada um destes grupos. Desta forma, buscaremos realizar nossas decisões, muitas vezes com base na influência exercida por estes grupos, ao consumirmos determinada marca que não é aceita, abdicamos desta marca para consumir aquilo que é aceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com