TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS MAIS IMPORTANTE PROJETOS

Por:   •  5/4/2015  •  Monografia  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos mais importantes e novos sobre o ensino por projetos. Como ele se difere do ensino tradicional, se é válido no processo de ensino-aprendizagem e outras observações.

Embora a elaboração de projetos pareça algo recente, é uma atividade antiga. É através desse tipo de atividade que se atinge objetivos nas mais diversas áreas do conhecimento. Na escola, ele deve ser uma proposta pedagógica contínua, um processo de ensino aprendizagem que envolva contextualização e interdisciplinaridade, ou seja, deve buscar aproximar os alunos da realidade do dia a dia e dos fatos que circundam a sociedade.

Acima de tudo, a atividade de elaborar e executar projetos, deve ser um trabalho em equipe que envolve conhecimento, estratégia e disposição. O professor deve ser tido como um mediador, enquanto o aluno, um protagonista.

A elaboração de projetos inicia-se na definição de um tema-problema (negociada com o aluno), seguida de pesquisas, estratégias, divisão de tarefas, análise das informações coletadas, elaboração do conhecimento e o levantamentos de outras questões que podem originar outros projetos.

Diante de tais explanações, observa-se que tal prática difere do ensino tradicional que tinha o aluno como receptor de informações e o professor como “único detentor do conhecimento”.

O fenômeno artístico e as ciências naturais são tipos de conhecimentos sistematizados. Na arte há um encontro entre o mundo particular e o universo. A personalidade do artista se insere no trabalho e a obra vai além da sua intenção, sendo uma forma de comunicação, principalmente pela percepção estética,  que pode relatar a realidade de relações ou fatos através de uma linguagem particular. Já nas ciências naturais, há a necessidade de delimitar o objeto de estudo e depois dessa delimitação, analisar e registrar. Esse registro deve ser feito por escrito e baseado em outros pesquisadores que tenham dados a respeito do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com