TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos importantes na prática pedagógica Inclusiva e a contribuição de experiências exitosas.

Artigo: Aspectos importantes na prática pedagógica Inclusiva e a contribuição de experiências exitosas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O texto a seguir é baseado na reportagem site Folha Pimentense, que trata da experiência exitosa da professora de historia e geografia,Vilma Cleudes Dos Santos com seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual (E.E.E. F) Bom Sucesso, em Pimenta Bueno (RO) e mostra a importância da união entre alunos e professores.

A professora Vilma teve a iniciativa de criar o mapa texturizado com 52 texturas diferentes para facilitar a assimilação do conteúdo pelos deficientes visuais. Ela acredita que para eles aprenderem geografia e história, nada melhor do que eles poderem tocar e enxergarem com as mãos, mas a professora afirmou que a realização de seu projeto não seria possível sem o incentivo da escola que a apoiou em sua idéia de melhorar e inovar seus métodos de ensino, os alunos aprovaram a iniciativa e o interesse aumentou bastante, segundo ela a maioria dos alunos conseguiu absorver melhor o conteúdo da matéria.

Os alunos, auxiliados pela professora e pela supervisora Kátia Farinha, confeccionaram o mapa com varias texturas como tampinha de garrafa, lã, barbante, vários tipos de grãos, algodão, corrente, lixa, rolinho de papel e pó de serra, entre outros e perceberam o quanto pode ser divertido aprender.

O mapa foi inserido na apresentação do projeto “África Conhecer para Valorizar” quando os alunos falaram da história e geografia da África o visitante da feira cultural de 2009, além de ver o mapa com a divisão política do continente africano, pôde tocá-lo. O publico alvo do projeto seria os deficientes visuais.

dESENVOLVIMENTO

A inclusão traz consigo uma mudança de foco, centrando

Não na deficiência, mas no aluno e no sucesso do processo ensino aprendizagem,

Que enfatiza a necessidade de adequação/adaptação

Que o meio ambiente precisa ter para atender às necessidades

Específicas do aluno, nos diversos contextos escolar, familiar e comunitário o que se precisa entender é que é a escola que precisa se

Adequar para atender às necessidades educacionais de todos os alunos

E não o contrário.

O princípio da inclusão é não deixar nenhum

Aluno fora do ensino regular, para isso, precisa

Que o sistema educacional se organize considerando as necessidades

De todos os alunos, incluindo a adequação da escola,

Que deve estruturar-se para atender às diferentes demandas educacionais

Dos alunos.

2.1 Aspectos importantes na prática pedagógica Inclusiva e a contribuição de experiências exitosas.

São muitas e variadas às necessidades educacionais apresentadas pelos alunos na sala de aula. Todas elas exigem do professor atenção especial e efetiva, no sentido de ajudar o aluno a remover as barreiras que, por ventura, venham surgir e que possam dificultar ou impedir o seu processo de aprendizagem.

Para o atendimento adequado às necessidades educacionais de todos os alunos é importante que lembremos que, além da compreensão dos direitos e conhecimento das demandas de cada aluno, o professor precisa ter clara a importância do seu papel de formador e educador.

As experiências são instrumentos que convenientemente utilizadas podem potencializar a atividade criadora e investigador do aluno.

Nesse sentido, o desenvolvimento e a utilização de experiências na escola têm oferecido aos alunos grandes oportunidades de realizar aprendizagens significativas de forma criativa e prazerosa.

Ainda, oferecer a estes alunos a oportunidade de realizar novas descobertas, a partir da compreensão de que é ele próprio que constrói e significa seus conhecimentos, mediante uma ajuda pedagógica. Por isso, as experiências exitosas podem e devem se integrarem no processo educacional, na medida em que facilitam o acesso do aluno às atividades escolares e criam um ambiente estimulante que podem enriquecer o processo ensino-aprendizagem.

É por isso que o exemplo da professora de geografia e história Vilma cleudes dos Santos foi uma experiência exitosa junto a seus alunos,pois ela conseguiu alcançar seu objetivo, que era motivar a aprendizagem de seus alunos, inclusive daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais ela mostrou para eles que a geografia e a historia pode ser divertida e seu uso pode ser vivenciado e diversificado. A professora também obteve êxito ao facilitar a integração entre escola e comunidade, na feira cultural em novembro de 2009 o mapa foi inserido na apresentação do projeto

“África Conhecer para Valorizar” quando os alunos falaram da história e geografia da África.

Ao desenvolver métodos diferentes para transmitir seu conhecimento ela motivou e incentivou seus alunos a continuarem aprendendo e desenvolvendo seus talentos, a professora Vilma obteve êxito com seu projeto pensado para enriquecer o seu planejamento pedagógico e atender às necessidades educacionais na educação inclusiva.

2.2 O ambiente escolar e a educação inclusiva

A escola deve atentar-se para certas implicações que podem alterar a sua prática

pedagógica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com