TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTROS INTRODUTORIO EM CIÊNCIAS CONTÀBEIS

Monografias: ASPECTROS INTRODUTORIO EM CIÊNCIAS CONTÀBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  4.921 Palavras (20 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito da Contabiliade 4

2.1.1 Objeto da Contabilidade 4

2.1.1.1 Objetivo da Contabilidade 4

2.1.1.1.1 Escrituração Contábil 4

2.1.1.1.1.1 Contabilidade na Gestão Empresarial 5

2.1.1.1.1.1.1 Demonstração Contábil 5

2.1.1.1.1.1.1.1 Missão da Empresa 5

2.1.1.1.1.1.1.1.1 Visão Empresarial 6

2.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Processo Administrativo 6

2.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Ambiente e Organização 6

2.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Aspectos Jurídicos Relevantes para o Profissional Contábil 7

2.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Principais Operações Matemátias Presente nos calculos Contábil 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

APÊNDICES 12

APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 13

1 INTRODUÇÃO

A CONTABILIDADE VEM-SE DESENVOLVENDO A CADA DIA, NOVAS TÉCNICAS ESTÂO SENDO APERFEIÇOADAS, E SE TORNA CADA VEZ MAIS IMPRESIDIVEL NA GESTÃO EMPRESARIAL, COM O OBJETIVO DE FINALIZAR, REGISTRAR, COLETAR, RESUMIR, INFORMAR E INTEPRETAR DADOS OS FENOMENOS QUE AFETAM AS SITUAÇÔES PATRIMONIAL, FINACEIRA DE QUALQUER ENTIDADE.

2 DESENVOLVIMENTO

Aspectos Introdutórios em Ciência Contábeis

2.1 Conceito:

A Contabilidade, é uma ciência que permite,através de suas técnicas ,manter um controle permanente do patrimônio da empresa.

Sua função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todas as causas que ocorrem no patrimônio das entidades, com o objetivo de fornecer informações, interpretações e orientação sobre o bom andamento e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores. Podemos dizer que a contabilidade é a ciência que fornecer informações úteis para as tomadas de decisão.

2.1.1 Objeto da Contabilidade:

O patrimônio é o objeto da Contabilidade, isto é, sobre ele se exercem as funções contábeis, para alcance de suas finalidades.

O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações, as informações devem ser seletiva de acordo com interesse de cada usuário

2.1.1.1 Objetivo da Contabilidade:

A contabilidade é fundamental em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, registrando as mudanças que ocorrem no patrimônio da empresa , bem como prover os administradores de relatórios e demonstrações que permitam às tomadas de decisões. Ainda dentre os objetivos da contabilidade está, fornecer informações claras e precisas sobre bom andamento da entidade, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

2.1.1.1.1 Escrituração Contábil:

Escrituração é um registro dos seus atos e fato administrativos, podem ser manual ou eletrônico, esses registros é feitos através dos livros diários e razão. O livro diário é obrigatório devendo ser registrado na junta comercial ou cartório de títulos de documentos, no qual todos os registros são efetuados mediante documentos que comprovem a ocorrência do fato. Os documentos mais comuns são: notas fiscais, recibos de aluguéis, contas de água, contas de luz e duplicatas. O razão é um livro auxiliar, servindo apenas para fiscalização e outros fins, devem ser executado sem ordem cronológicas de dias, mês e ano, em idioma e moeda corrente nacionais entre outras. Os métodos de escrituração é a forma de registrar os fatos contábeis, sendo eles, o método das partidas simples e o método das partidas dobradas. As formalidades das escriturações contábeis estão expressas no decreto lei 486/1969

A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. Uma empresa que não possui escrituração contábil é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento.

2.1.1.1.1.1 A contabilidade na gestão empresarial:

Sem dúvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Estuda a função da contabilidade na área de controle, gerenciamento e tomada de decisões através de seus relatórios, pois qualquer erro que cometamos pode significar a perda de muito dinheiro, ou ate mesmo a falência imediata da empresa, por isso a contabilidade gerencial é indispensável para que isso não venha acontecer.

Os processos da Gestão Empresarial visam organização da rotina, definição de objetivos e metas, planejamento e execução das estratégias, redução de custos, prestação de contas em relação às metas traçadas e desenvolvimento das lideranças.

2.1.1.1.1.1.1 Demonstrações contábeis:

. Devem prover informações úteis para as tomadas de decisões econômicas, sejas elas internas ou externas.

As demonstrações contábeis Internas não são obrigatórias, elas fornecem informações importantes aos gestores, vejam algumas delas:

. Relatórios de contas a receber

. Relatórios de contas a pagar

. Relatórios de custos e despesas por departamento.

. Relatório de inadimplência

. Relatório de vendas

. Relatório de comissões pagas

.Relatórios de operações bancárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com