TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

1.Qual a função da FENEIS e do INES?

FENEIS é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que apresenta um trabalho de caráter assistencial, social e educacional. Sua função é lutar em defesa pelos direitos sociais, culturais e linguísticos da comunidade surda.

Já o INES tem a função de prestar assessoria técnica nas áreas que envolvam questões como: prevenção à surdez, Língua de Sinais, fonoaudiologia, informática educativa, artes plásticas, dança, biblioteca infantil, bem como a orientação da familiar e a qualificação profissional dentre outros.

2.Faça um quadro resumo das abordagens pelas quais passou a educação de surdos. Oralista, Comunicação Total e Bilíngue

Abordagem

Oralista

É o processo pelo qual se pretende capacitar o surdo na compreensão e na produção de linguagem oral e que parte do princípio de que o indivíduo surdo, mesmo não possuindo o nível de audição para receber os sons da fala, pode se constituir em interlocutor por meio da linguagem oral. (A educação de surdos e a legislação).

Essa abordagem também visa a integração da criança surda. Tem por objetivo fazer com que o aluno surdo adapte a linguagem oral e verbal, além de ser uma pratica social interativa e indispensável para o desenvolvimento integral das crianças.  

Abordagem         Comunicação Total

Nesta abordagem pode-se empregar tanto sinais retirados da língua de sinais utilizada pela comunidade surda quanto sinais gramaticais modificados.

O objetivo da Comunicação Total é fornecer à criança a possibilidade de desenvolver uma comunicação real com o mundo em que vive, para que possa construir seu mundo interno e possibilitar a sua integração social.

Abordagem Bilíngue

A abordagem bilíngue surge como uma metodologia de ensino que tem sido utilizada por escolas que se propõem tornar acessíveis ao surdo duas línguas, no espaço escola. (A educação de surdos e a legislação).

O objetivo da educação bilíngue é levar o surdo a desenvolver habilidades em sua língua primária, para que possa ter um desenvolvimento cognitivo-linguístico conforme ao observado na criança ouvinte, e que possa promover uma relação apropriada com os ouvintes, tendo acesso a língua de sinais.

3.Em sua opinião qual seria a abordagem mais adequada para garantir a inclusão do aluno surdo na sociedade?   Por que? Acreditamos que o ensino da língua brasileira de sinais, seria a prática mais adequada para garantir a inclusão do aluno surdo na sociedade, pois a língua de sinais(LIBRAS) é a língua materna dos surdos. E um instrumento linguístico que permite comunicação da pessoa surda, assim devemos respeitar a Língua Brasileira de Sinais para surdos, porque é o primeiro passo para que haja realmente uma integração do surdo na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com