TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE CONHECIMENTO SOBRE O CORPO HUMANO I

Exames: ATIVIDADE DE CONHECIMENTO SOBRE O CORPO HUMANO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

Resp. Célula é a unidade estrutural e funcio¬nal fundamental dos seres vivos. Portanto, todos os organismos vivos são compostos por células, de acordo com a Teoria Celular.

Os dois tipos básicos de células, são as procarióticas e as células euca¬rióticas. De maneira geral, podemos dizer que as células procari¬óticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca. Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma. Já a célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

Resp. As biomoléculas são formadas basicamente por oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

Resp. A membrana plasmática é uma delgada membrana super¬ficial que envolve a célula e exerce importantes funções, como: separar o conteúdo celular do meio extracelular; controlar a pas¬sagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular e vice-versa (permeabilidade seletiva); regular as interações interce¬lulares; responder aos sinais externos; fazer a manutenção da con¬stância do meio intracelular e da integridade estrutural da célula e suporte mecânico.

Tipos de Transportes:

Transporte passivo , não há gasto de energia, uma vez que a substância passa do meio mais concentrado para o menos con¬centrado e pode ser subdividida em três tipos: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose. Na difusão simples, a substância consegue atravessar a membrana plasmática, enquanto,na difusão facilitada,necessita de um canal proteico para conseguir passar. A osmose é o transporte exclusivo de água, que passa do meio em que há maior concentração de água para o de menor concentração

Transporte ativo,há gasto energético para transportar a molécula contra o gradiente de concentração. É como se remásse¬mos contra a correnteza de um rio. O transporte ativo mais conhe¬cido é a Bomba de Sódio e Potássio, que é o meio de transporte de sódio para fora da célula e de potássio para dentro. Como o sódio está em maior concentração no meio extracelular, necessita gastar energia para vencer sua concentração e levá-lo para fora e, na sequência, trazer o potássio para dentro.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

Resp. A mitocôndria, que, talvez, seja uma das organelas celulares mais importantes, por ser responsá¬vel pela respiração celular. Na verdade, as mitocôndrias são es-pecializadas na produção de energia celular, a partir da síntese de ATP. A produção dessa energia ocorre a partir da retirada de 19 substratos do alimento, como os lipídios e os carboidratos, além do oxigênio, que é conseguido por meio da respiração. Para você, futuro professor de Educação Física, é importantíssimo entender a composição estrutural e funcional da mitocôndria, devido à sua importância na produção de ATP, que é utilizada pelas células em diversas atividades, entre elas, na prática de atividades físicas

Sua principal função é a produção de energia celular.

05) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

Resp. O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular.

Os epitélios de revestimentos, como o próprio nome sugere, revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubo digestório, mucosas das fossas nasais, árvore respiratória etc.

Os epitélios glandulares são formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glân¬dulas salivares e sudoríparas.

Sua função é captar estímulos externos como luz, odor, gosto, de¬nominado neuroepitélio.

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

Resp. O tecido conjuntivo caracteriza-se pela presença de diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz extracelular. A matriz extracelular é composta pelas chama¬das fibras do conjuntivo e pela substância fundamental amorfa, que é uma substância transparente que parece um gel semifluido, composto por polissacarídeos, glicoproteínas, fibras colágenas e elásticas.

Suas funções é a manutenção da forma do corpo, a ligação dos demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com