TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ESTRUTURADA DE SOCIOLOGIOA

Ensaios: ATIVIDADE ESTRUTURADA DE SOCIOLOGIOA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Sociologia

Tema: Indústria Cultural

Escola: EEFM Dona Hilza Diogo de Oliveira

Integrantes: Natalia Ellen; Elísia Moura; Victor Facundo.

Tuma/Tuno:3° D; Manhã

Sumario

I. Introdução

II. Conceitos

III. Relacione a indústria cultural com o processo de globalização

IV. Ilustração

01. INTRODUÇÃO

A indústria cultural é feita para o consumo de “mercadorias culturais” fabricadas em série, destinadas de forma hierárquica à massa por imposição. De tal modo, a mesma esta cada vez mais presente em nosso cotidiano, interferindo em nossas decisões. Um bom exemplo dessa interferência é a afinidade da moda com a indústria. O modo como nos vestimos e agimos, tem uma razão aparente, ou, até mesmo, uma influência. Tal efeito acaba por ser individual, pois pode nos levar a fins diferentes, que vai depender de fatores culturais, da nossa personalidade e da interpretação da mensagem que nos é passada, em que podemos ou não concordar com a mesma. Mas no âmbito da moda, é cada vez mais difícil rejeitar certas imposições, pois o mercado vem se fechando em tendências produzidas em alta escala, direcionadas à massa. Muitas vezes sem opção de escolhas, criando assim uma unificação e uma distinção da massa.

02-Conceitos

Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado. Essa visão permite compreender de que forma age a Indústria Cultural. Oferecendo produtos que promove uma satisfação compensatória e efêmera, que agrada aos indivíduos, ela impõe-se sobre estes, submetendo-os a seu monopólio e tornando-os acríticos (já que seus produtos são adquiridos consensualmente). Englobando a sociedade como um todo, com um pequeno número de evasão, é quase impossível romper com tal sistema Uma coisa é esta conformado com tal condição, outra é aceitar.

Por fim conclui-se que indústria cultural é uma cadeia infinita que segue uma sequência de: reprodução, venda, lucro, mais produção, e assim por diante, se tornando uma teia envolvente produtivo. Aqueles que se submetem a esse modelo de indústria nada mais fazem que falar de modo diferente a mesma coisa.

03-Relacione a indústria cultural com o processo de globalização

Assim como em outros aspectos, a cultura sofre a interferência do acelerado processo de globalização. Uma vez que a disseminação da cultura não ocorre de maneira igualitária no mundo globalizado, os países que controlam a produção cultural em massa acabam por instaurar um padrão comportamental e produtivo. Como exemplos, destacam-se o perfil do cinema de Hollywood, hábitos alimentares como o fast food, além da influência musical e da predominância do idioma inglês. Esse processo unilateral (em que não há interatividade) de produção e difusão em massa da cultura constitui a chamada Indústria Cultural. Este termo surge no início do século XX, nos Estados Unidos, durante os primeiros estudos sobre a comunicação social. Na época, o rádio despontava como o grande veículo de difusão em massa, influenciando não só em comportamentos culturais e de consumo, mas também na organização social e familiar. Aponta-se, porém, que esta integração, em demasia, pode resultar na homogeneidade da cultura, ganhando aspecto unidimensional, por exemplo, em áreas como a literatura, a culinária ou a música.

04- Ilustrações

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »