TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Monografias: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 3º SEMESTRE

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Cidade

2013

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Politicas Publicas na Educação Básica,Funadamentos da Gestão Educacional e Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação - 3º semestre.

Tutor eletrônico: Ana Claudia K. de Paula

Tutor de sala: Vivian Francisca de Brito

Cidade

2013

INTRODUÇÃO

Sabemos que Grandes transformações estão ocorrendo em todo o planeta, com grande velocidade e difícil dimensionamento, principalmente nos meios tecnológicos. E podemos perceber os reflexos que esta causando no sistema educacional e consequentemente nas escolas. Esta distância entre o mundo da informática e da comunicação com o mundo da educação é muito grande, induzindo-nos a pensar num impasse. O gestor Escolar tem um grande desafio pela frente na implantação de novas tecnologias da comunicação na escola. A transformação do sistema educacional passa, portanto, necessariamente, pela transformação do professor. Não podemos continuar pensando em formar professores com teorias pedagógicas que se superam quotidianamente, centradas em princípios totalmente incompatíveis com o momento histórico. Está claro que necessitamos de muito mais do que simplesmente aperfeiçoar o sistema. O momento exige uma profunda transformação estrutural do sistema educacional. Sabemos que a educação tem um grande atraso tecnológico em relação a outros campos, talvez encerre uma verdade bem mais profunda. Este contexto de mudanças impõe-nos uma reflexão mais profunda sobre os nossos sistemas educacionais, ainda centrados em velhos paradigmas.

O gestor escolar tem um papel de extrema importância, pois é o principal responsável pela escola, tendo que assumir um papel democrático frente à comunidade escolar. Cabe o gestor escolar atender a demanda apoiando e incentivando. Sabemos que o pedagogo é o grande protagonista frente no processo de desenvolvimento de seus alunos, fazendo deste profissional um mediador no processo de construção em relação à utilização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. A utilização dos recursos tecnológicos é, portanto, uma condição necessária para que tenhamos um sistema educacional compatível com o avanço do setor tecnológico tendo como elementos fundamentais no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar.

DESENVOLVIMENTO

A LDB redireciona as formas de Gestão, a Lei destaca o principio de uma gestão democrática, já presente na constituição 1988, onde a participação ativa de todos os atores no processo educacional que é composta por pais, professores, estudantes, pedagogo e funcionários. É nesse espaço que devemos pensar nas possibilidades da democratização da escola. Assim, compreender a importância de outros espaços de formação no interior da escola e neles buscara construção de novos horizontes para o desenvolvimento dos nossos alunos, envolvendo toda a comunidade escolar. A gestão democrática implica um processo de participação coletiva na construção do projeto politico-pedagógico, para que haja a participação efetiva é necessário que o gestor crie um ambiente propicio, que estimule trabalhos conjuntos.

Para que a participação seja realidade, são necessários meios e condições favoráveis, ou seja, é preciso repensar a cultura escolar e os processos, normalmente autoritários, de distribuição do poder no seu interior. Dentre os meios e as condições destacam-se, ainda, a importância de se garantir: infra-estrutura adequada, quadro de pessoal qualificado, apoio estudantil. Outro dado importante é entender a participação como processo a ser construído coletivamente. Nessa direção, é fundamental ressaltar que a participação não se decreta não se impõe e, portanto, não pode ser entendida apenas como mecanismo formal/legal.

O Projeto Politico Pedagógicos da Escola Estadual “Professor Raymundo Cândido”, esta em processo de reelaboração por compreender que esse processo de reconstrução deve sempre ser revisto, pois o sistema educacional e as ações da escola estão em constantes mudanças, mudanças estas que poderiam ser vistas de forma positiva pelos integrantes atuantes na Unidade Escolar. Assim, a pesquisa buscou realizar um estudo mais aprofundado sobre a reconstrução do PPP, uma vez que o documento é de grande importância para nortear as ações da escola e, no caso dessas, este se encontrava muito desatualizado. Não atendendo as Legislações atuais. No ultimo PPP da escola não consta nada em relação às tecnologias.

As mudanças tecnológicas permitem uma série de reflexões sobre o espaço escolar. A ampliação dos espaços pedagógicos propiciados pelo avanço cientifica e tecnológico em todas as áreas, reduzindo os espaços e tempos nas comunicações, agora on line e permitindo o acesso imediato a qualquer tipo de informação pelos mais diversos meios. Mais do que nunca, o processo de aprender escapa dos muros da escola para realizar-se nas inúmeras e variadas possibilidades de acesso ao conhecimento presentes na prática social e produtiva. Surgem novas tecnologias educacionais e novos materiais, o que, se não diminuem a importância da escola e o papel da relação entre professor e aluno, as transformam substancialmente.

As mudanças que iram ocorrer serão construídas coletivamente por todos os segmentos atuantes na comunidade de cada unidade escolar, pautados na perspectiva apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e na Lei de Diretrizes e Bases da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com