TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Exames: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido baseado na empresa de confecção de produtos esportivos e ortopédicos que esta no ramo há 21 anos, a Angel’s Diver.

Com a grande expansão do mercado esportivo nos últimos anos, a preocupação com a forma física e a busca por uma melhor qualidade de vida, houve um aumento na demanda de academias e que consequentemente podem ocorrer lesões, mas também movimentos rotineiros podem ocasionar distensões. Para isso a empresa está qualificada para melhor atender esses grupos.

Foram analisados dados empresariais da empresa em questão, como administra seus recursos para maior satisfação do consumidor.

Usando os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre na instituição Unopar, apresentemos o trabalho, para cumprir com os objetivos estabelecidos na produção textual interdisciplinar em grupo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 EMPRESA

Angel’s Diver

CNPJ: 68.448.570.0001.82

2.2 LOCALIZAÇÃO

Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Jaú, endereço Rua Miguel Antônio Forastieri, nº77, CEP 17212-350, Bairro Jd. Dr. Luciano.

2.3 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Angel's Diver é uma Empresa que foi fundada em 1992 e se iniciou na cidade de Guaratinguetá, após um nicho de mercado muito concorrido, o de confecção de roupas, foi analisado um campo comercial menos explorado, o ramo ortopédico, a empresa foi instalada na cidade de Jaú onde houve uma maior expansão e crescimento.

Algumas dificuldades da empresa foram no inicio conturbado pela falta de conhecimento sobre o produto e área de atuação do mesmo, a variação do dólar prejudica a importação de tecidos que são produzidos em Taiwan, problemas internos como finanças e produtividade também afetam a organização, já que se houver uma venda muito grande ou qualquer problema na linha de produção ou na entrega de matéria prima o cronograma de entrega é prejudicado.

2.4 SETOR PRODUTIVO

Os produtos consistem em material ortopédico e esportivo feito em neoprene, que é uma combinação de borracha com tecido de poliamida dos dois lados, que possui resistência e absorção a agua, flexibilidade, elasticidade e proporciona a retenção do calor. Desenvolvido com a avançada tecnologia de produção e design voltado para o conforto. A tecnologia utilizada dentro da Empresa possibilitou oferecer ao consumidor um produto de alta qualidade, por um preço extremamente competitivo.

2.5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional da empresa, mesmo que sem o conhecimento das teorias administrativas por parte de seus gerenciadores, segue uma estrutura burocrática mesclando-se com estrutura simples.

A administração é centralizada sendo que todas as decisões a serem tomadas na empresa passam por autorização do proprietário, o Senhor Tarcísio Giaconi Junior. Algumas vantagens são tiradas da administração centralizada de uma empresa, as decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa e também são mais preparados para tomadas de decisões.

A empresa segue os padrões de trabalho estabelecidos pela gerencia, as tarefas operacionais são altamente rotineiras seguindo regras e regulamentos que não estão formalizados em documentos, mas são impostos aos funcionários, mediante o controle da administração intermediaria, executada pelos encarregados Anderson e Rose.

Anderson é encarregado pela parte de produção técnica (costureiras, estamparia, corte, expedição e estoque) e Rose cuida da equipe do telemarketing, sendo que a maior parte das vendas que ocorrem na empresa acontece devido ao trabalho dessa equipe.

Rose é formada em administração, já Anderson exerce sua função pelos conhecimentos que já possuía com outros empregos, e pelos adquiridos na Angel’s Diver. Sendo dispensado então a especialização, tão exigido pela estrutura burocrática. Seus encarregados colaboram com os objetivos da empresa de forma imparcial, assim como os demais funcionários. Seguindo o padrão de trabalho estabelecido pela administração central da empresa.

2.6 PORTE DA EMPRESA DE ACORDO COM CRITÉRIO ESTABELECIDO PELO SEBRAE

O proprietário não informou sobre o número exato de seus funcionários ou sua renda anual, mas quando questionado deixou claro que a empresa faz parte das empresas de pequeno porte segundo dados fornecidos pelo SEBRAE.

2.7 ESTILO DE LIDERANÇA

Observamos que a direção da organização exerce como principal tipo de liderança, o poder legítimo, pertencente á pessoa responsável pelo cargo. No caso o senhor Tarcísio Giaconi Junior, o proprietário da empresa.

2.8 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO: TEORIA CLÁSSICA

De acordo com o que estudamos na matéria sobre as teorias administrativas somando ao que foi possível observar durante a nossa visita á Angel’s Diver, essa organização se enquadra na teoria da administração clássica. Sua estrutura administrativa é bem dividida como na teoria clássica de Fayol. Caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Tendo como ênfase as funções técnicas que elaboram melhores meios de produzir com qualidade (DPOC).

As funções são exercidas separadamente. Existe na organização departamentos que exercem funções especificas como; função técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e por último a função administrativa que comanda as demais funções.

Anderson informa que foi observado na empresa, o tempo em que era levado para a finalização dos produtos desenvolvidos, passando desde modelagem, corte, estamparia, costura, controle de qualidade até sua finalização. Enfatizando que a parte da costura foi dividida em varias etapas, cada costureira costura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com