TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Por:   •  22/5/2015  •  Abstract  •  3.601 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

Andréia Ferreira Ramos / RA: 9902001044

Janaina Neres da Silva / RA: 8407110012

Leonardo Ribeiro da Silva / RA: 8405110808

Marden Costa Silva / RA: 9856457880

Roberto Pires Guimaraes / RA: 8071852848

Ronilson Richardson Fragoso de Souza / RA: 8520909344

                                                                                                                                                

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

BELO HORIZONTE

2015

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

Andréia Ferreira Ramos / RA: 9902001044

Marden Costa Silva / RA: 9856457880

Janaina Neres da Silva / RA: 8407110012

Leonardo Ribeiro da Silva / RA: 8405110808

Roberto Pires Guimaraes / RA: 8071852848

Ronilson Richardson Fragoso de Souza / RA: 8520909344

                                                                                        

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade Geral como requisito parcial para a aprovação no 3º período do Curso de administração sob a orientação do professor Wanderson Rocha.

BELO HORIZONTE

2015

Sumário

1 - Introdução 5


Índice de tabelas

Tabela 1 – Classificação contábil (Bens, diretos e obrigações) 10


1 – Introdução

A partir daqui, serão analisadas as principais ferramentas da Contabilidade para diversos processos de balanço e estrutura organizacional solucionando problemas do dia a dia de uma empresa. Mas para isso, será necessário passar por um breve resumo sobre a Contabilidade e os principais responsáveis pela formação de regras e cálculos, transformando um conceito único à útil.

Exemplos e tabelas auxiliaram nos estudos e darão uma visão mais ampla e bem detalhada em situações que se encaixam na hora de elaborar contas e obrigações de uma empresa ou entidade. É notável afirmar que cada ponto explicativo poderá auxiliar no desenvolvimento desta matéria visando melhor resultado.

O objetivo principal do trabalho é realizar diversos tipos de análises sobre a história da contabilidade, podendo, assim demonstrar a maneira como tudo iniciou e como acontece na atualidade, sua principal função e como utilizá-la no dia-a-dia de uma empresa. Aprender os diversos instrumentos contábeis e para que utilizar cada instrumento de maneira incomum, fazendo chegar de forma clara e objetiva em aspecto comum.

Para se fizer essa análise a respeito da contabilidade financeira pesquisaram-se vários instrumentos que poderiam dar um auxílio ao contador em diferentes momentos da história, focou-se inicialmente em instrumentos como balancete, balanço e outros que será visto mais a frente.


2 – Técnica Contábil

De acordo com Imbassahy (2006) “As Técnicas Contábeis são o conjunto de procedimentos utilizados na ciência contábil para que os fins propostos sejam atingidos”. As principais técnicas contábeis são: escrituração, demonstrações contábeis ou relatórios contábeis, auditoria e analise das demonstrações contábeis.

3 – O método de escrituração

Os portugueses, até o século XVIII eram caracterizados como bons navegadores, mas não dominavam a arte comercial. Os mais categorizados negociantes instalados em Portugal eram ingleses e as pessoas que conheciam as técnicas de escrituração comercial eram, predominantemente, de origem francesa e italiana. Foi somente com o início da era Pombalina - 1750 a 1777 que Portugal mergulhou em uma era de iniciativas que visavam transferir aos portugueses os conhecimentos necessários à arte do comércio. Alguns desses eventos são:

1755 - Criação da Junta de Comércio.

1759 - Início da reforma do ensino. Criação da Aula de Comércio.

1760 - Criação do Erário Régio.

1770 - Declaração do comércio como profissão nobre, necessária e proveitosa.

Tais eram as limitações do povo lusitano àquela época que um trecho dos estatutos da Aula de Comércio, de 1759, assim se pronuncia a este respeito: (...) havendo considerado que a falta de formalidade na distribuição e ordem dos livros do mesmo Comércio, é uma das principais causas, e o mais evidente princípio da decadência, e ruína de muitos negociantes; como também que a ignorância da redução dos dinheiros, dos pesos, das medidas, e da inteligência dos câmbios, e de outras matérias mercantis, não se pode deixar de ser de grande prejuízo, e impedimento a todo, e qualquer negócio com as Nações estrangeiras; e procurando, quanto pede a obrigação do seu Instituto, emendar esta conhecida desordem13, propôs sua Majestade [...] que se estabeleçam uma Aula de Comércio em que presidissem um ou dois mestres e se admitissem vinte assistentes... (MENDONÇA 1982, p. 196)

Assim, se chega à conclusão de que o método das partidas dobradas não poderia ser utilizado pelos religiosos da Ordem terceira, uma ordem de origem portuguesa, pela simples razão de que esse era um conhecimento indisponível aos membros da ordem naquela época.

4 – O método das partidas simples

O método das partidas simples é utilizado para contabilizar apenas um débito ou um crédito.

Como exemplo deste modelo colocou um pequeno agricultor, sem muitas preocupações em ter um controle efetivo de seus haveres, realiza os seguintes lançamentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com