TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES RELATIVAS A AULA DE SILVICULTURA E DESENVOLVIMENTO FLORESTAL

Por:   •  24/3/2016  •  Exam  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  2.174 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES RELATIVAS A AULA 04 DE SILVICULTURA E DESENVOLVIMENTO FLORESTAL

  1. As técnicas de restauração dos ecossistemas naturais consistem de isolamento da área, controle de cipós e construção de zona tampão. Sistemas Agroflorestais (SAF) constituem excelentes zonas tampão pois:

a)

Sendo menos susceptíveis ao ataque de pragas e doenças reduzem o uso de defensivos químicos que podem contaminar as mudas florestais.

b)

Permitem a mecanização tanto para tratos culturais como para colheita reduzindo os custos e diluindo ao longo do tempo custos da regeneração florestal.

c)

Sendo constituídos, principalmente, por espécies como eucalipto e pinus, permitem renda extra aos gestores rurais com a comercialização de produtos madeireiros.  

d)

Permitem o acumulo de matéria orgânica no solo reduzindo custos com a pratica de adubação na área da floresta em regeneração.

  1. O texto do capitulo 4 comenta sobre clareiras (área com pouca ou nenhuma cobertura vegetal localizada dentro de uma floresta ou bosque) naturais ou não e, dependente da extensão, da importância de recuperá-las. Quais os modelos apresentados para recuperação das grandes clareiras?

R: semeadura ou plantio de mudas de espécies arbóreas.

  1. A produção florestal objetiva produção de fibra e/ou biomassa, madeira para processamento mecânico ou para utilização na pequena propriedade. Nos sistemas agroflorestais a produção florestal se adéqua em algum desses padrões? Comente sua resposta entre 02 a 03 (duas a três) linhas.

R: Sim, apesar do sistema agroflorestal ser voltado especificamente para restauração, o que não impede a integração de se cultivar espécies que podem atender as necessidades econômicas.

  1. As imagens a seguir representam as técnicas de restauração de clareiras.

Técnica de Restauração de Clareira Usada: Restauração de clareira com plantio em linha.

[pic 1]

Técnica de Restauração de Clareira Usada: Restauração de clareira com plantio em círculo.

[pic 2]

São usadas espécies pioneiras e não pioneiras para restaurar a vegetação; marque, nos círculos que estão ao centro da figura, P para espécies pioneiras e NP para espécies Não Pioneiras (escreva em todos os círculos).

  1. Porque nos plantios de enriquecimento as espécies atrativas as fauna são as mais recomendadas?

R: Porque as florestas são formadas através do processo denominado de sucessão secundária, onde grupos de espécies adaptadas a condições de maior luminosidade colonizam as áreas abertas, e crescem rapidamente, fornecendo o sombreamento necessário para o estabelecimento de espécies mais tardias na sucessão. As espécies atrativas as faunas são as mais indicadas porque está visando também a recomposição da fauna, que assim passa a atuar na dispersão de sementes e a contribuir na regeneração e a dinâmica das florestas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (262.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com