TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de campo em uma empresa mecânica

Seminário: Pesquisa de campo em uma empresa mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi estudado, o funcionamento de uma empresa de usinagem e manutenção, tanto na administração, quanto na aplicação da produção e seus departamentos que foram dando essência na elaboração deste desafio.

Com as informações levantadas foi elaborado neste desafio uma nova Missão, Visão e Valores, neste trabalho também é anexado um estudo, para criar uma tabela com pontos fortes e fracos, contendo também as oportunidades e as ameaças, isso em cima do desafio da ATPS que nos deu como referencia a empresa ALNIMEC Ltda.

ETAPA 1 – PASSO 1

PESQUISA DE CAMPO EM UMA EMPRESA MECÂNICA

Ao visitar a empresa “ALNIMEC Ltda”, foi elaborado um questionário para obtermos informações e dados sobre a administração da fabrica, assim conseguimos melhor as informações e dados da empresa consultada. Como:

Departamento existente (Quantidades de funcionários por departamento): Diretoria(01); Administração(03); Vendas(01); Produção(25); Expedição(01);

Visão, missão e valores: Produzir peças e serviços que garantem aos usuários qualidade e precisão. Para ser uma empresa competitiva, gerando mais empregos e proporcionando mais benefícios aos funcionários, assim obtermos os valores sobre ética, comprometimento e respeito;

Como a empresa administra a demanda e atende aos clientes: FAX, e-mail, visitas do/ao vendedor.

ETAPA 1 – PASSO 2

Nossa empresa possui um ambiente mutável, pois atua em vários segmentos atendendo vários tipos de mercados, desde alimentício ao aeronáutico.

ETAPA 1 – PASSO 3

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão da empresa: Produzir peças e serviços que garantem aos usuários qualidade e precisão

Visão: Ser uma empresa competitiva, gerando mais empregos e proporcionado mais benefícios aos funcionários.

Valores: Ética, comprometimento e respeito ao próximo.

COMO OS DEPARTAMENTOS SE RELACIONAM

Essa relação é passada por etapas importantes e tudo começa em VENDAS, ela é responsável por passar informações para a ADMINISTRAÇÃO via O.S.(Ordem de serviço) que por sua vez ao receber as informações, encaminha para PRODUÇÃO e a DIRETORIA via o mesmo sistema. Após isto, a PRODUÇÃO produz a quantidade que é cobrada da ADMINISTRAÇÃO com exigência de pontualidade e qualidade fiscalizada pela DIRETORIA, ao terminar o processo a PRODUÇÃO envia para a METROLOGIA e QUALIDADE, depois é enviada a EXPEDIÇÃO no prazo exigido pelo departamento.

A empresa poderá utilizar meios de comunicação como a internet para melhor divulgação e crescimento da mesma, não sendo necessária um projeto muito moderno de telecomunicações.

ETAPA 1 – PASSO 4

DADOS DA EMPRESA ENTREVISTADA

Ao fim da visita à empresa ALNIMEC LTDA, obtemos informações diversas como, o seu tempo no mercado, fundada à 18 anos.

A empresa de pequeno porte que fabrica peças vem se modernizando cada vez mais para continuar tendo uma boa aceitação no mercado e ter o reconhecimento maior da mesma, algo que eles ainda não obtiveram.

Segue mais dados abaixo obtidos na pesquisa de campo elaborada:

➢ A empresa às vezes tem perdido espaço para a concorrência por causa do preço;

➢ A fabrica possui uma operação industrial que varia conforme os pedidos;

➢ A gestão da empresa vem investindo em capacitação dos funcionários nos anos existentes;

➢ A empresa ganha muito pela aceitação dos seus clientes que dificilmente faz reclamações ou devoluções por insatisfação dos produtos por boa qualidade dos produtos.

➢ A empresa possui 5 departamentos (Diretoria, Administração, Vendas, Produção e Expedição) e 31 funcionários.

No contato com a empresa, nota-se que apesar da empresa ser pequena, possui uma boa organização, porém necessita de inovação e melhorias gerais para sua ampliação.

ETAPA 2 - PASSO 1

Analisando o desenho organizacional da empresa, vemos como ela reage em seu processo comum, tudo começa em vendas, ela é responsável por passar informações para a administração via O.S.(Ordem de serviço) que por sua vez ao receber as informações, encaminha para produção e a diretoria via o mesmo sistema. Após isto, a produção produz a quantidade que é cobrada da administração com exigência de pontualidade e qualidade fiscalizada pela diretoria, ao terminar o processo a produção envia para a metrologia e qualidade, depois é enviada a expedição no prazo exigido pelo departamento. (Esta análise de estrutura organizacional baseia-se na análise do ambiente da mesma.)

PASSO 2

2.1

O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.

Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856, quando este administrava ferrovias nos EUA. Desde então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.

2.2

2.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com