TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o estágio sobre o tema "Logística - Caso de pesquisa na empresa de transporte central"

Trabalho acadêmico: Relatório sobre o estágio sobre o tema "Logística - Caso de pesquisa na empresa de transporte central". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 7

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA DEZEMBRO – 2009.

Trabalho desenvolvido para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado I do 7º semestre do curso de Administração da Faculdade Independente do Nordeste – Fainor. Trata-se de estruturação final do Relatório de Estágio realizado durante o 5 º, 6º e 7 º Semestres, sob orientação dos professores Maria Zilda, Tayrone Felix e Francisco Carvalho, respectivamente.

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA DEZEMBRO – 2009.

A elaboração deste Diagnóstico Organizacional teve a contribuição das disciplinas

Estágio Supervisionado I e I com a Orientação dos educadores Maria Zilda e Tayrone Ribeiro respectivamente nos semestres 5º e 6º do curso de Administração da FAINOR. O presente diagnóstico foi realizado na Empresa Transportadora Central em Vitória da Conquista no período que compreende os meses de Maio e Junho, período em que se realizou o Estágio Supervisionado I, principalmente na Área Logística da mesma, tendo como tema “Logística – Um Estudo de Caso na Empresa Transportadora Central” que é objetivo geral deste trabalho. Este Diagnóstico possui como objetivo um estudo de caso de logística na empresa Transportadora Central Ltda., obtido através de estudos teorizado pelos autores: Christopher 1999, Dias 2005, Carvalho 2002, Ching 2001, Pozo 2002, dentre outros, onde demonstram todos os aspectos envolvidos na área de logística nas empresas modernas. A escolha em elaborar esse projeto se deve ao fato de as empresas estarem dando ênfase à logística por diversas razões. Como: o atendimento e a satisfação do cliente se tornarem fundamentais na estratégia de mercado; A distribuição ser um elemento importante do atendimento ao cliente onde cada vez mais as empresas estão descobrindo que podem atrair e manter clientes oferecendo a eles melhor atendimento ou preços mais baixos por meio do melhor gerenciamento da logística. Com a utilização de pesquisas, dados foram coletados no ambiente exploratório, tabulados e posteriormente submetidos a análises com a finalidade de apresentar alternativas viáveis para melhorias dos processos de gerenciamento logístico. O tipo de Pesquisa, do ponto de vista da sua natureza, foi a pesquisa aplicada qualitativa e quantitativa, considerando que o trabalho irá gerar

“conhecimento” para aplicação prática e dirigida á solução de problemas específicos. Todos os tópicos apontados neste projeto reforçam a necessidade de se estudar a importância e o gerenciamento logístico utilizada na organização em estudo. A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores através do planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Diante dessas perspectivas com o diagnóstico, espera-se que o mesmo venha contribuir tanto como sendo uma ferramenta a ser utilizada na gestão da empresa em estudo e demais organizações.

Palavras-Chave: Administração. Estoques. Gestão de materiais. Vantagens competitivas.

1INTRODUÇÃO 5

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 5

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO 5

1.3 OBJETIVOS 6

1.3.1 Objetivo geral 6

1.3.2 Objetivos específicos 6

1.4 HIPÓTESE 6

1.5 JUSTIFICATIVA 6

2 REVISÃO DA LITERATURA 8

3 METODOLOGIA 14

4 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL 16

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23

REFERÊNCIAS 24

SUMÁRIO APÊNDICE 25

1 INTRODUÇÃO 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Atualmente a logística é um setor a ser considerado e importante tanto quanto as áreas de marketing, finanças e produção. Pois, é através da logística que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização, interligando o fornecedor do fornecedor à empresa e o cliente do cliente da organização. O conceito de logística perpassa a movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos serviços tornando a organização mais competitiva no mercado.

Com o advento da globalização, a concorrência deixa de ser local e passa a ser global. Isso significa que as empresas transportadoras devem repensar suas práticas e processos logísticos com a finalidade de buscar sempre a melhoria, no entanto, somente a busca por melhorias não vai dar garantias de torná-la uma organização competitiva. Faz-se necessário adotar o diferencial competitivo através da fidelização do cliente interno e externo, sob a perspectiva de desenvolver e manter um relacionamento duradouro reinventando e inovando sempre a maneira de coletar, armazenar, movimentar e distribuir os produtos e serviços. A logística é capaz de entregar satisfação e comodidade aos clientes na hora certa e no momento certo, pois já existem diversas ferramentas de gerenciamento baseadas em Tecnologias de Informações que proporcionam para as empresas a otimização de contratos, planejamentos das rotas e das cargas, consolidação de fretes e a escolha da modalidade.

Todos esses aspectos são relevantes para as organizações que buscam o diferencial competitivo e essa vantagem só poderá ser atingida se as empresas realizarem gerenciamento logístico eficiente e eficaz.

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

Qual importância do gerenciamento logístico da empresa e suas conseqüências em termos de competitividade?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo geral

Estudar o processo de logística da empresa Transportadora Central e sua importância no contexto da organização.

1.3.2 Objetivos específicos

e de valor

 Compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com