TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Empresa

Ensaios: Pesquisa De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

Localização: Cidade de Jaboticatubas - MG

PRIMEIRO DESAFIO: MICRO ECONOMIA E MACRO ECONOMIA

No trabalho apresentado iremos falar da empresa Drogaria e Perfumaria Jabo ,localizada na cidade de Jaboticatubas.

A empresa possui como atividade econômica principal o comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas, entretanto, como atividades econômica secundária tem vendas de produtos cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, doces, balas, bombons e semelhantes.

Identificamos o perfil dos clientes da seguinte forma: são pessoas de classe econômica diversa e com grau de escolaridade diferente, sendo eles na maioria pessoas adultas (por ser uma empresa que em maior parte vende-se medicamentos),produto de maior demanda.

Observamos também que alguns clientes tem preferência por determinados marcas (laboratórios) e que, muitos deixam até de comprar o remédio, caso não tenha a nomenclatura idêntica ao receituário. Evidenciamos também que, os remédios mais procurados são chamados genéricos, por terem a mesma formula dos remédios éticos e por terem preços bem mais baixos. Ainda se falando de medicamentos, alguns clientes são bem exigentes em relação a marcas e laboratórios, muitos deixam até de comprar a mercadoria, caso não tenha o produto desejado. Em relação à parte de perfumaria alguns optam em levar produtos mais baratos sem se importarem com a marca e a qualidade, em contra posto outros já têm preferência em produtos mais caros e com uma melhor qualidade. Existem clientes que chegam a gastar em media 15% de um salario mínimo mensalmente (ou seja, mais ou menos 100,00 por mês). Chegamos a esta analise através de observação de uma das funcionárias que inclusive trabalha a anos na empresa e também é integrante do grupo. Segundo ela, existem pessoas que tomam remédios controlados, e muita das vezes são os próprios clientes quem descrevem os gastos que tem mensalmente.

Na empresa pesquisada existem várias formas e prazos de pagamentos utilizados pelos clientes. Pode parecer estranho, mas por se tratar de uma cidade do interior usa-se ainda o método de anotar o nome do cliente em um caderninho. Para que possam entender melhor funciona da seguinte forma: é onde o cliente compra e é feito uma espécie de nota promissória onde o cliente assina e tem 30 dias para ir ate a empresa efetuar o pagamento. A empresa também oferece a opção de pagamentos através de dinheiro, talão de cheque e cartão de débito e credito, com prazos de 30 a 60 dias, as divisões são efetuadas de acordo com os valores das compras efetuadas.

A tarifação de preços em relação aos medicamentos, alguns são tabelados e outros não. Sendo assim o aumento, baseia-se no valor de mercado. Por exemplo: o empresário ao adquirir a mercadoria, irá observar o quanto ela aumentou ou diminuiu no preço, para assim refazer o preço do seu estoque, já existente na empresa. A inflação irá interferir nos preços das mercadorias da empresa, sendo que, se ela estiver em alta, os preços irão sofrer aumentos, e se a inflação estiver em baixa, os preços diminuem.

A compra de mercadorias é feita através de pesquisa de mercado, com a cotação entre fornecedores, logo, o que apresenta o menor preço é escolhido. Para saldar seus compromissos com seus fornecedores, a Drogaria Jabo utiliza duas formas de pagamento: o cheque e o boleto, na maioria das vezes com um prazo de 30 dias.

A Drogaria e Perfumaria Jabo possuem mais duas concorrentes na cidade, onde cada uma possuem estratégias distintas a fim de agradar os clientes. A forma de atender, os descontos concedidos, é que dão a opção dos clientes de escolher qual drogaria frequentar.

SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS

A pesquisa realizada,verificou ainda que, apesar de ser um micro empresa, o administrador para controlar seu estoque utiliza a CURVA ABC.

Vejamos a seguir a definição da curva ABC:

A Curva ABC ou 80-20, baseada nas teorias econômicas do italiano Vilfredo Pareto, é um método de classificação de informações a fim de se separar os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. E o que representam as letras A, B e C?

• Classe A: Principais itens em estoque e de alta prioridade. 20% dos itens correspondem a 80% do valor.

• Classe B: itens que ainda são considerados economicamente preciosos. 30% dos itens correspondem a 15% do valor.

• Classe C: 50% dos itens em correspondem a 5% do valor.

Gráfico da Curva ABC

Dessa forma, a ferramenta é uma classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.

No que diz respeito à análise de clientes, a curva ABC serve para analisar a dependência ou risco face a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organização se deve focar. Consiste em ordenar os clientes por ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a definir.

Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc. Para a administração de estoques, por exemplo, o administrador a usa como um parâmetro que informa sobre a necessidade de aquisição de itens – mercadorias ou matérias-primas – essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor.

Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. No caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas: giro no estoque; proporção sobre o faturamento no período; margem de lucro obtida.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com