TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 2º SERIE 2 ETAPA CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: ATPS 2º SERIE 2 ETAPA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

1. Desenvolvimento

Para um bom andamento da contabilidade, é preciso de técnicas especificas, para ajudar no uso contábil facilitando assim o uso de registros e cálculos. O fato de se estudar contabilidade não se restringe apenas para os que constroem suas carreiras nessa área e sim para todos nós que precisamos ter um domínio contábil em nossas vidas.

Dentro da contabilidade existem vários termos como: ativo, passivo, receitas, despesas entre outros. O termo Ativo é a junção de bens e direitos existentes numa empresa expressos em formas de moeda, sendo que gera uma movimentação futura no caixa, pela consequência de transações anteriores. Considera-se no ativo também as despesas com a entidade (projetos, franquias etc.). Tudo relacionado ao termo Passivo gera fluxos no financeiro, mesmo que levando algum tempo para se concretizar. Levando em conta que os fluxos em caixa determinará o valor ativo, considerando também a potencia que se gera pelos serviços e lucros futuros.

Temos também a mensuração, que é divida em duas: valor de entrada e valor de saída. No termo valor de entrada, ainda é fixado em outras quatro sendo elas: custo histórico, histórico corrigido, corrente e corrente corrigido. Já o termo valor de saída são os descontos das entradas liquidas e de caixas futuras, correntes de venda, equivalentes correntes de caixa e os valores de liquidação. Tem surgido na busca pelo aperfeiçoamento de mensuração mais dois conceitos: Teste de Impairment (valor justo) e do Marking-to-market (marcação de mercado) que buscam definir custos na hora de recuperar um valor ativo. Visando a busca de um valor ativo, devemos lembrar sempre do preço da compra ou venda, não devemos considerar liquidações, ou descontos que deixam de ser o real valor justo.

Também utilizado atualmente é o conceito de marcação a mercado, que tem por serventia uma avaliação, que possibilita aos investidores ter a noção do real valor. O fator da mensuração de serviços futuros, nós permite perceber a importante noção dos benefícios futuros, que nós permitimos perceber a importante noção dos benefícios futuros, que nós ajudará a vencer os problemas atuais da contabilidade.

Vindo na contra-mão do Ativo(benefícios futuros),temos o Passivo que vem como prestação de serviços(pagamentos),e vem ganhando força com medidas importantes nas entidades. O que nós leva ao passivo são os eventos passado, sendo reconhecido e gerando fluxo futuramente, mas lembrando dos passivos contingentes. Entre tantas definições existentes a mais aceitada é FASB que diz "sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidade no futuro em consequência de transações e eventos passados", sendo este o conceito mais aceitado atualmente.

Podemos citar os passivos exigíveis monetários e os não-monetários. Os passivos exigentes monetários são valores de pagamentos predeterminados (valores nominais). E passivos circulantes vão ser pagos em curto prazo, ou seja, valores pago no vencimento. Já os passivos não-monetário são serviços ou bens já predeterminados, que se classifica circulantes, e vão sendo pagos conforme adiantamento de serviço. Sendo assim pode ocorrer variação no serviço prestado, mas não na quantidade e na qualidade. Tendo incluso no passivo as despesas, podemos falar também da responsabilidade social, onde a entidade busca se mantes nos conformes e assim transmitir uma boa aparência perante a sociedade. É sempre valido lembrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com