TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da negociação

Artigo: A importância da negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Artigo  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  428 Visualizações

Passo 1

Estudando as tecnicas de negociação podemos perceber a importância de uma negociação.

O processo de negociação contribui tanto na vida pessoa como profissional. Negociação pode ser entendida como a busca de aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de modo que a negociação termine com ambas partes conscientes de que apresentaram seus argumentos e que gere um produto final maior que a contribuição de ambas partes. (Junqueira, 1986).

A negociação é uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo, tendo como objetivo atingir suas metas e solucionar problemas.

Para McCormack (1984) diz que o tempo em si – ou o passar do tempo – poderá representar o seu mais valioso aliado no processo de negociação. A ansiedade e o desejo de ver o negócio realizado levam a um comportamento hipercinético. O negociador necessita tempo para conhecer a outra parte, para obter informações, para negociar e precisa conhecer bem o seu tempo limite e, se possível, o tempo limite da outra parte.

Segundo David Berlew: "Negociação é um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo."

Para que a negociação seja eficaz é preciso muita competência que se diz, naõ somente na realidade externa dos negociadores mais tambem no processo de percepção, expectativas e necessidades. Portanto negociar tambem é um processo de descobertas de experiência de uma negociador para o outro.

Fontes:

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/negociacao-conceitos-basicos/34487/

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/negociacao-no-mundo-empresarial/62786/

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com