TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da estabilização da relação entre a oferta e a demanda

Trabalho acadêmico: A importância da estabilização da relação entre a oferta e a demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  5.903 Palavras (24 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 24

CURSO: ADMINISTRAÇÃO (2ºB)

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (2ºB)

PROFESSOR: RINALDO COMISSO

TÍTULO DO TRABALHO:

ATPS DE ECONOMIA

(DESAFIO 1 E ETAPAS 4 E 5)

NOMES: RA:

ETAPA 4

INTRODUÇÃO

O mercado é o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens e serviços. Antigamente, a palavra mercado tinha uma conotação geográfica que hoje não mais subsiste, uma vez que os avanços tecnológicos nas comunicações permitem que hajam transações econômicas até sem contato físico entre o comprador e o vendedor, tais como nas vendas por telefone e/ou Internet.

Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.

Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.

Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:

* Os desejos e necessidades das pessoas;

* O poder de compra;

* A disponibilidade dos serviços - concorrência;

* Existência de produtos complementares ou substitutos;

* A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.

Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a freqüência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

DESENVOLVIMENTO

CONCEITO DE DEMANDA

Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

-demanda é um desejo e não a realização do desejo

-é necessário que o indivíduo esteja capacitado a pagar por este bem

-a demanda tende a maximizar a quantidade.

Elementos que influenciam a demanda do consumidor

* O preço do bem

* A renda do consumidor

NOTÍCIA

Supermercados apostam na venda de cerveja

por Valor Online, 10/08/09

Cinco frentes frias, recordes de frio e índice pluviométrico quatro vezes acima da média histórica de chuva. Esse foi o mês de julho no Sul, região Sudeste e também Mato Grosso do Sul e no Nordeste do país. O sétimo mês do ano - que tradicionalmente é o pior para o comércio de cervejas - desta vez foi ainda pior. Mas o varejo espera aumentar as vendas nesta semana, com o maior movimento esperado devido ao Dia dos Pais, no domingo. Em vários Estados, é comum comemorar a data com churrasco. E carne na brasa pede cerveja.

"Os supermercados venderam um volume 10% menor do que em relação ao mês de julho do ano passado, que foi mais seco. Em relação a junho, a queda foi de 15%", diz o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Paiva Moreira. A entidade representa cerca de 1.100 super e hipermercados no Estado.

Na rede de supermercados de bairro Econ, com 46 lojas em São Paulo, a retração foi ainda maior: 25% em relação a julho de 2008. "Quando chove e faz frio ninguém compra cerveja", explica o presidente da rede, Emílio Bueno.

Para compensar parte do que não foi vendido, os supermercados estão apostando na cerveja até como presente para o Dia dos Pais.

No Grupo Pão de Açúcar, a meta é vender de 15% a 20% mais que na semana do Dia dos Pais de 12 meses atrás. O "pulo do gato" são os kits com cervejas e taças montados pelas fabricantes especialmente para a ocasião. "No ano passado, duas ou três companhias faziam isso. Agora há umas 20 marcas com conjuntos que incluem até de cristal", afirma Fabio Rodrigues, gerente nacional de cervejas do Grupo Pão de Açúcar. O preço desses kits varia entre R$ 30 e R$ 40.

No atacadista Tenda a espectativa é de uma alta de 20% na procura pela bebida. Por isso, neste final de semana a empresa deve distribuir um jornal de ofertas combinadas com a AmBev para atrair tanto consumidores quanto transformadores.

No Carrefour, espera-se que a demanda por cerveja cresça 30% em comparação com a semana que antecedeu a data no ano passado. Como o propósito é fazer churrasco, a rede também deve vender cerca de 400 toneladas de cortes nobres de carne neste final de semana, de acordo com o diretor de açougue da companhia, Luiz Carlos Paschoal. O volume representa quase um terço a mais do que os supermercados da empresa vendem normalmente em todo país entre sexta-feira e domingo.

"Além de ter havido um aumento na renda da população, existe o costume de caprichar no churrasco para comemoração de uma data familiar", explica o executivo. Os cortes mais procurados nessa época, segundo ele, são a picanha, a maminha, a fraldinha, o contra-filé e a alcatra. "Linguiça também sai, mas para homenagear os pais os consumidores preferem carnes mais especiais."

Obtido em :

http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1703394-2588,00.html

Embasamento baseado nos conceitos e na noticia

Segundo a notícia acima o demanda de cerveja no mercado está relacionada a fatores como o clima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com