TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM 1° Periodo

Trabalho Escolar: ATPS ADM 1° Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 12

2 – Desenvolvimento

Neste capitulo iremos abordar os diferentes significados da palavra Administração dando inicio a noção das Teorias Administrativas e suas ênfases. Já no próximo capítulo explicaremos mais afundo sobre as Teorias administrativas citando seus principais fundadores e premissas e finalizamos com uma reflexão de como a Revolução Industrial e várias formas contribui para criação das Teorias.

2.1 - Significado da palavra “Administrar” e suas variáveis no decorrer da história.

“A Palavra Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.” (Idalberto Chiavenato, Teoria Geral da Administração. 2004).

Na Teoria Geral da Administração encontram-se seis variáveis, que provocou diferentes Teorias ao longo dos anos. As variáveis são: Ênfase nas Tarefas, Estrutura, Pessoas, Ambiente, Tecnologia e Competitividade. A seguir explicaremos um pouco a respeito de cada Ênfase apresentada.

• Ênfase nas Tarefas: Em 1903 surge com Frederick Taylor a Administração Cientifica, que tinha como foco a racionalização do trabalho, com o objetivo de aumentar a produtividade e acabar com o desperdício na produção.

• Ênfase na Estrutura: Em 1909 surge a Teoria da Burocracia, segundo esta teoria um homem pode ser pago para agir de certa maneira pré-estabelecida, a qual deverá ser explicada minuciosamente, e não permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. Em 1916, temos a Teoria Clássica com a criação da divisão do trabalho e criação de cargos, acreditava que a estrutura garante a eficiência. Em 1917, a Teoria Neoclássica, Segundo Chiavenato, retoma os aspectos discutidos na Teoria Clássica, porém em um conceito moderno de Administração.

• Ênfase nas Pessoas: Em 1931, temos a Teoria das Relações Humanas, que surgiu como resposta a crise de 29, e aparece com a ideia do homem como parte de uma sociedade e ao mesmo tempo com suas necessidades pessoais. Em 1957, com a Teoria Comportamental, percebe-se que não basta atender as necessidades dos funcionários para melhorar seu desempenho, mas também integrar os objetivos organizacionais e individuais. Em 1962, cria-se a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, percebeu a empresa como uma organização que precisa se adequar a novas circunstâncias e devem se voltar mais as pessoas do que as técnicas.

• Ênfase no Ambiente: Surgiu na Escola Estruturalista no ano de 1947, porém só em 1972 com a Teoria da Contingência que foi valorizado ao Ambiente. Seu contexto engloba toda a organização.

• Ênfase na Tecnologia: Surgiu também na Teoria da Contingência em 1972, a tecnologia é fundamental em todas as organizações para atingir suas metas, tanto no ambiente humano (grupo informal, dinâmica) e no material (matérias-primas e máquinas).

• Ênfase na Competitividade: século XXI surge à teoria da competitividade. Devido à globalização da economia e seus efeitos, principalmente em relação ao avanço tecnológico e a concorrência acirrada, faz com que as empresas tenham a necessidade de buscar inovações e novas técnicas da administração para diferenciar-se da concorrência.

2.2 - As escolas de administração sustentada pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas.

• Teoria da Administração Cientifica: Teve como principal nome o americano Frederick Winslow Taylor, que é considerado o fundador da TGA moderna. Sua maior preocupação era aumentar a produtividade da empresa aumento a eficiência e eficácia dos operários. Sua ênfase era nas tarefas, portanto preocupava-se com os movimentos necessários para realizar a tarefas e seus métodos. Percebeu com que os operários aprendiam a executar as tarefas observando os trabalhadores vizinhos, e criou a Organização Racional do Trabalho, foi o primeiro a estabelecer padrões na execução e treinar operários, os especializar. A Padronização de métodos, rotinas e máquinas e criação de prêmios por produção.

• Teoria Clássica da Administração: No período pós-revolução industrial, temos como consequência o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, precisando de um meio mais complexo para se administrar as organizações, para aumentar a eficiência e competência na produtividade e evitar o desperdício. Nesse contexto surge a Teoria clássica da Administração, tendo como principal nome e fundador Henry Fayol, que foi o responsável pelo o conceito de Administração e definiu as funções básicas da empresa. Está teoria vê a Administração como uma ciência, que visa a organização formal da empresa, com divisão do trabalho e a especialização do operário, acredita que a estrutura garante a eficiência.

• Teoria das Relações humanas: Surge após a grande depressão econômica de 29, nesta escola o objetivo é quebrar o aspecto racional da Abordagem Clássica e inserir o foco no individuo, e na importância dos grupos sociais. Seu fundador é Elton Mayo, que foi o responsável pela Experiência de Hawthorne, que é uma das principais bases da Teoria, que teve como alguns de seus resultados a visão de que o operário deveria estar integrado em um grupo social para melhorar seu nível e produção, que quando o empregado sai da conduta aceitável pelo grupo é punido pelo mesmo, a atenção para novas formas de recompensas, entre outros. Portanto é indispensável s conciliação entre a função de produção e a função social do empregado dentro da empresa.

• Teoria da Burocracia: Em 1909, Max Weber criou a Teoria da Burocracia, porém ela só foi desenvolvida em 1940. Essa teoria surge através das criticas da Teoria Clássica e da Teoria de Relações Humanas. Suas principais característica são a racionalidade exagerada e a eficiência por excelência, pois ela busca detalhar as tarefas antes, sobre como e quem vai executa-las, assim a organização consegue obter um controle e uma previsibilidade do funcionamento. Segundo a teoria da burocracia, a organização é composta por seis funções: Financeira, Técnica, Comercial, Contábil, Administrativa e segurança, entretanto, é a função administrativa que comanda sobre as outras funções.

• Teoria Estruturalista: A Teoria Estruturalista foi desenvolvida a partir de 1950. Ela se baseia tanto na Teoria da Burocracia quanto na Teoria das Relações Humanas, onde a principal característica focaliza o homem organizacional, onde desempenham diferentes papeis na organização. A flexibilidade, a tolerância e as frustrações são umas das características dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com