TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Ensaios: ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO CARLOS

ANHANGUERA JOINVILLE UNIDADE 2

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Tutor presencial: Oebier Santos

Aluna: Daiani Coelho Gomes Bobato

RA: 2320367951

Aluna: Sheila Dias Amorim

RA: 2612482866

Aluno: Paulo Roberto Vargas Junior

RA: 2330439432

Administração

Serie: 8ª

JOINVILLE

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 4

LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E GESTÃO DE ESTOQUES 6

ENTREVISTA 8

“EMPRESA A” 8

“EMPRESA B” 9

“EMPRESA C” 10

CONCLUSÕES E SUGESTÕES 10

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, por em prática o conteúdo visto em sala e aplica-lo nas empresas, tomando como exemplo as que entrevistamos, onde propomos melhorias para que a empresa possa cada vez mais entender que a Logística não cuida apenas do transporte do material, mas está também diretamente ligada à administração dos recursos para que o produto possa ser fabricado e entregue ao cliente com qualidade e eficiência, minimizando os custos e maximizando os resultados.

Para realizar este trabalho pesquisamos alguns materiais disponíveis que falam sobre o assunto e podemos perceber que tudo que vimos nos leva a obtenção dos resultados sem esquecer a satisfação do cliente que fará com que a empresa cada vez mais possa sobreviver de forma segura em um ambiente cada vez mais competitivo.

Veremos que a administração de materiais e logística é sem dúvida nenhuma peça fundamental no bom desempenho das organizações.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Com a leitura dos artigos e dos livros indicados na ATPS, podemos afirmar que a administração de materiais está diretamente ligada à administração geral da empresa, e por isso precisam estar afinadas e trabalharem juntas para que a organização tenha condições de alcançar seus objetivos.

Vimos que a Logística ao contrário do que muitos pensam, não é só o transporte ou a forma como o produto vai chegar ao cliente, mas como ele vai chegar. Ou seja, a logística está diretamente ligada a tudo que envolve o produto, desde a compra de matéria-prima até a fabricação e aí sim a entrega ao cliente.

A logística empresarial abrange todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção. É uma ferramenta muito importante dentro de uma organização para atender com qualidade os clientes e consumidores espalhados em diversas áreas geográficas.

Hoje a logística é um importante componente para compor o preço final do produto. Quanto mais eficiente o processo de logística, menor o preço final do produto e consequentemente maior será o retorno para a empresa.

Assim, a competitividade da empresa em um cenário cada vez mais acirrado, depende e muito de um sistema de logística e administração de materiais eficiente.

Conforme Vianna (2002, p.01), “assim sendo, a logística apresenta-se hoje não só como uma ciência ou um centro de custos das empresas, mas sim uma ferramenta fundamental para alavancar os níveis de competitividade das mesmas”.

No artigo apresentado na etapa 1 da ATPS, o autor destaca que a administração do material tem por objetivo: preços baixos; alto giro de estoques; baixo custo de aquisição e posses; continuidade de suprimento; consistência de qualidade; pouca despesa com pessoal; relações favoráveis com os fornecedores; aperfeiçoamento do pessoal; bons registros.

Como podemos perceber esta ferramenta abrange praticamente todos os setores da empresa e deve trabalhar em conjunto com as outras áreas da administração para que consiga maior eficiência na tomada de decisão.

Claro que o transporte é peça importante no sistema de logística e por isso o profissional responsável não pode se descuidar deste item e fazer com que o produto chegue ao cliente com qualidade e eficiência cumprindo os prazos estabelecidos com menor custo possível.

Como vimos a administração dos recursos materiais e patrimoniais, juntamente com o transporte, são peças chaves para um bom desempenho da empresa no mercado.

Com uma boa administração e logística a empresa só tem a ganhar e sendo bem administradas, pode ser um diferencial competitivo interessante que levará com certeza a um patamar de destaque num cenário cada vez mais acirrado.

Hoje, não basta ter preço, é preciso ter qualidade nos produtos e serviços, além da pontualidade e eficiência para não apenas atender as necessidades dos clientes, mas encantá-lo com serviços que superem suas expectativas.

LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E GESTÃO DE ESTOQUES

A armazenagem, tanto de matéria-prima, produto semi acabado e produto acabado é de suma importância na empresa.

A guarda correta do material leva a uma eficiência maior tanto na fabricação como na entrega ao cliente, levando a um produto com muito mais qualidade e atendendo as expectativas do cliente.

Não basta guardar a mercadoria com cuidado, precisamos ter em mente que devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com