TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AMOR SEM ESCALA

Artigos Científicos: ATPS AMOR SEM ESCALA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1) Introdução__________________________________________________. 3

2) Ética Profissional no filme “Amor sem Escalas” ____________________5

(2.1) Sinopse do Filme_________________________________________7

(2.2) Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração_______________________________________________8

3. Conclusão__________________________________________________10

4. Referências Bibliográficas______________________________________11

INTRODUÇÃO

A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo estreitamento das relações de mercado e pelo impacto da Revolução Tecnológica e da Era da Informação.

Na exigüidade de conduta, é natural que cada organização construa suas próprias leis voltadas para os seus interesses. Ética e moral são fenômenos sociológicos amplamente conhecidos: ‟A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não humanos mais próximos. “Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana” (Paul Singer).

A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo da organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada um tem responsabilidades.

A ética é ainda indispensável ao profissional porque, na ação humana, o “fazer” e o “agir” estão interligados. O “fazer” diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O “agir” refere-se à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Ética Profissional Em Administração:

Ética é um conjunto de regras e princípios que requer diversas profissões.

“Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.

O profissional de secretariado por ter acesso às informações muitas vezes de teor confidencial precisa manter a postura ética e não sair comentando com todos sobre os assuntos referentes ao seu trabalho.

A responsabilidade desse profissional também é influenciada pelo seu grau hierárquico dentro da organização. Quanto maior o seu cargo e destaque junto aos chefes, maior também a probabilidade de surgirem pessoas interessadas em tomar o seu cargo. A ética profissional envolve a descrição, o saber se comunicar e repassar para a chefia as dúvidas e questionamentos.

Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, tais como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador. Dentre todos, elegemos com uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos etc. É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função, viver um momento histórico diferente em que qualquer decisão arbitrária pode ser contestada evocando as suas conseqüências para o todo. Na medida em que as resoluções de caráter ambiental são questionadas acerca de sua viabilidade em relação ao seu impacto sobre o meio ambiente, as demais decisões podem e devem ser discutidas considerando os seus efeitos econômicos e sociais, dentro desse mesmo contexto. Não se trata aqui de pregar revoluções ou alimentar idéias subversivas, mas constatar que o homem, dentro de qualquer regime político, seja socialista ou No mundo organizacional, esta integração Ética -Desenvolvimento se verifica através de um profissional –O Administrador - a quem compete exercer um novo papel, uma nova responsabilidade, um novo preceito ético: Promotor Do Desenvolvimento. Código De Ética. Profissional do administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional da Administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, visualize um novo papel para si próprio e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.

ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Na cena 3, o personagem Ryan após demitir um funcionário apresenta-lhe um kit contendo soluções para a situação, porém estas soluções não existem de fato e as promessas sobre o futuro não acontecerão ; no final das explicações apresentadas por Ryan, o funcionário pergunta quando ele entrará em contato para iniciar sua recolocação no mercado, ele responde que em breve, após o funcionário sair da sala , Ryan pensa:”Eu nunca mais o verei”.

O discurso pronto e o kit oferecido por Ryan é o mesmo utilizado para todas as demissões independente das diferentes situações, idades, saúde e comprometimento do demitido com a empresa.

Na cena 9, Ryan reconhece que o seu trabalho é desumano, brutal e que ele consegue amenizar um pouco as coisas.

Na cena em que o personagem Sr Samuels de 57 anos é demitido através do vídeo conferencia, observamos a falta de sensibilidade, respeito pelo profissional que dedicou 17 anos da sua vida para a empresa, a emoção ficou só por parte do demitido, evidenciamos o enfraquecimento das relações humanas.

Observamos no filme também a característica profissional do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com