TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Amor Sem Escalas

Monografias: Resenha Do Filme Amor Sem Escalas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  3.037 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme " AMOR SEM ESCALAS"

RESENHA DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

(Up in the Air, 2009), de Jason Reitman.

Psicologia Aplicada

O filme Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país, o que faz com muita intensidade já que o serviço vive a cerca da crise econômica que afeta agressivamente os EUA. Ryan Bingham (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários. Ele consegue manter-se alheio a realidade das pessoas que demite e os transtornos que um momento tão delicado como esse podem gerar são completamente indiferentes a ele, e por mais frio que possa parecer, devemos admitir que realmente desempenha com maior destreza sua tarefa.

O personagem de Ryan Bingham, exímio vendedor, demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e muitas vezes, consegue dar nova perspectiva a vida de algumas pessoas que demite. Sua vida é controlada pela total falta de compromissos e o desprendimento em relação às interações humanas, mas tudo isso muda quando uma jovem executiva tenta implementar um novo sistema na empresa e Ryan vê seu estilo de vida ser ameaçado.

Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de se atingir, as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.

Em Amor sem Escalas esse cenário é bem retratado quando propõem a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim, diminuir estrondosamente os custos de viagens da empresa. A idéia é muito bem aceita pela diretoria, pois vem nela a maximização dos lucros, já o personagem principal é extremamente contra e relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito, e da interferência em seu projeto de vida de juntar 1 milhão de milhas, além disso acredita também que aquele modo não era a maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia tão bem.

De fato, apesar da grande economia que a empresa teria com adesão dessa nova ferramenta, a mudança não se mostrou eficiente, já que a empresa não avaliou todos os aspectos envolvidos no serviço delicado que vendia que envolve uma questão emocional e de grande impacto na vida das pessoas, e que poderia gerar as mais diversas reações nas pessoas demitidas. Optaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com