TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTO

Trabalho Escolar: ATPS ANALISE DE INVESTIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  4.286 Palavras (18 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo com o intuito de criar um projeto que fosse viável e trouxesse boa rentabilidade.

A princípio as ideias estavam desorganizadas e haviam muitas opiniões divergentes, porém, após o estabelecimento da atividade e dos produtos comercializados as ideias começaram a tomar forma, como provavelmente ocorre em uma situação real de iniciativa de um novo negócio.

Esse projeto é bastante simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.

No decorrer do trabalho a simplicidade do projeto poderá ser constatada pela pequena quantidade de produtos comercializados, pela opção de tributação pelo Simples Nacional, e pelo fato do comercio ser de pequeno porte, o que diminui ainda mais seus gastos, o que acreditamos que fosse o objetivo da avaliação, fazer algo simples que pudesse demonstrar com precisão a importância das analises realizadas no decorrer do projeto.

Acreditamos que as analises feitas, apesar da utilização de valores fictícios, sejam muito próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.

Capitulo I

DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias.

O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.

Mas não é por acaso que tantas circunstancias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT- Analise de Investimento). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

O investimento pelo qual o grupo optou foi uma loja de biquínis localizada na praia, pelo fato da praia ter um publico formado por muitas mulheres e turistas, formando um segmento de consumidores com grande potencial de consumo, e especialmente no caso dos turistas há, possivelmente, um maior potencial de compra tornando o local da loja estratégico para vendas.

Um dos pontos positivos em relação a abertura do estabelecimento comercial é a praticidade que oferece ao seu público-alvo.

A idéia da abertura da empresa baseia-se no fato de haver maior praticidade e comodidade para a turista comprar seu traje de banho no destino de sua viagem, fazendo desse momento um lazer a mais. Esse ponto será tratado como carro chefe da campanha de marketing que não se resumirá ao local em que se situa o estabelecimento, mais será difundida com a entrega de cartões e pequenos brindes com informações de contato para clientes, assim se tornando meio de divulgação no local de onde tais clientes são oriundos com o objetivo de se tornar referencia em trajes de banho.

Encontramos muitos fatores que contaram para deduzir o possível retorno que o projeto trará no futuro, alguns pontos serão tratados abaixo:

* Público-alvo com forte potencial econômico.

* Produtos com grande saída no local em que se encontra o estabelecimento.

* Produtos que serão comercializados são de ordem não perecível podendo ser estocados por período indeterminado de tempo.

* Pequena possibilidade de perda de mercadoria evitando prejuízos.

A análise primária do grupo em relação à manutenção do empreendimento foi considerada relativamente baixa. Alguns pontos destacados abaixo foram considerados para exemplificar o motivo de haver uma pequena taxa de manutenção:

* Funcionários contratados serão moradores próximos ao estabelecimento, não sendo necessário o pagamento de vale transporte.

* Iluminação é desnecessária durante o dia, tendo em vista a forte iluminação solar, que se apresenta de forma incisiva.

* Pequeno numero de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com