TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTO

Trabalho Escolar: ATPS ANALISE DE INVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Passo 1

Tipos de Investimento

Antes de mais nada, é preciso conceituar investimento. Portanto, Investimento no sentido econômico, significa utilizar algum tipo de recursos disponíveis (dinheiro ou títulos), no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

O conceito genérico seria: Qualquer ato ou ação que implique renuncia de recursos no presente, com a expectativa de obter mais recursos no futuro.

Alguns autores conceituam Analise de Investimentos:

Megliorini & Vallim (2009): “análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões”.

Hoji (2010): consiste em avaliar o fluxo futuro, gerado pelo investimento realizado. O fluxo de caixa de um projeto de investimento nada mais é do que a projeção de geração líquida de caixa, isto é, projeção de lucro líquido excluído de itens que não afetam o caixa (depreciação e amortização), acrescentando o desembolso em investimentos fixos.

Assaf Neto (2009): métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: os que levam em conta o valor do dinheiro no tempo e os que consideram essa variação por meio do critério do fluxo de caixa descontado.

Tipos de investimentos

• TIR (Taxa Interna de Retorno): é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero. Segundo Rebelatto (2004) TIR é a taxa de desconto que torna o valor atual líquido do investimento igual a zero, também chamada de taxa interna efetiva de rentabilidade. Assaf Neto (2009) diz que para avaliação de propostas de investimento o calculo da TIR, requer basicamente o conhecimento dos montantes de dispêndio de capital e dos fluxos de caixa líquidos incrementais gerados pela decisão, considerando que esse valores ocorrem diferentes momentos.

• Valor Presente Líquido (VPL): leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. Megliorini & Vallim (2009) afirma que o valor presente líquido ou o NPV (Net Present Value) é a diferença entre o valor descontado do fluxo de caixa para a data do investimento inicial e o valor de um investimento inicial de um projeto e que todos os projetos que apresentarem VPL maior igual a zero podem ser aceitos, pois geram retorno igual ou maior que o custo de capital. Quando um projeto apresenta o VPL menor que zero, seu retorno é inferior a seu custo de capital deixa de ser atrativo.

• Período de Retorno de Capital (Payback): é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado. Consiste na apuração do tempo necessário para que a soma dos fluxos de caixa líquidos periódicos seja igual ao fluxo de caixa líquido do instante inicial. Este método não considera os fluxos de caixa gerados durante a vida útil do investimento após o período e portando não permite comparar o retorno entre dois investimentos, de acordo com Hoji (2010). Para Assaf Neto (2009) a determinação do tempo é necessária para que o dispêndio de capital seja recuperado por meio de fluxos de caixas promovidos pelo investimento. É um importante indicador do nível de risco de um projeto de investimento.

Passo 2, 3 e 4

De acordo com o SEBRAE, vários fatores influenciam na decisão de se abrir um negocio. Saber se o produto está em alta, o que vem pela frente ou como será o mercado daqui a algum tempo, é uma incógnita, por isto, uma analise financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com