TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Ensaios: ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  5.918 Palavras (24 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 5° SEMESTRE – TURMA N50

AMANDA TRINDADE FRAGA SIQUEIRA 349523

ARIANE CAMARGO KLUG DA COSTA 374263

FABRÍCIO DA LUZ PINTO 349533

LARA MOHANA PINHEIRO DE SOUZA 351980

SHANA CAROLINE MATHEUS CAVALHEIRO 364254

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

PRFESSOR EAD: JEFFERSON DIAS

PORTO ALEGRE, 23 DE ABRIL DE 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2. ANALISE DE INVESTIMENTOS ..........................................................................4

3. ANALISE DE PROJETO...........................................................................................5

3.1 Demonstrações dos Fluxos de Caixa................................................................6

3.2 Fluxos de caixa relevante..............................................................................8

4. DRE............................................................................................................................8

5. TAXA SELIC .............................................................................................................9

6. TECNICAS DE INVESTIMENTOS........................................................................10

7. INFLAÇÃO, IR E DEPRECIAÇÃO .......................................................................11

8. ANÁLISE DE SENSIBILIDADE............................................................................13

9. CONCLUSÃO..........................................................................................................14

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................15

INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa demonstrar através de uma elaboração de análise de um Projeto de Investimento uma visão mais eficaz sobre viabilidade econômica por meio da TIR, VPL e Payback, com dados reais para que possam ser analisados os aspectos que requerem melhoria, sugestões e aperfeiçoamento.

A intenção deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma projeção de investimentos com base em ferramentas criadas para adquirir a competência necessária para a avaliação de projetos e negócios empresariais.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Dentre os inúmeros tipos de investimentos, os três mais importantes são o investimento público, privado e o misto. O principal objetivo de um investimento e gerar um rendimento para o investidor.

Investimentos públicos, geralmente são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade, como hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação, entre outros, que não visam lucros mas sim, o retorno social.

Os investimentos privados são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativas de lucro aos seus investidores, como exemplo as fábricas particulares, empresas de prestações de serviços particulares, lojas de varejo, ou seja, qualquer estabelecimento particular, sendo que, este tipo de investimento é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer lugar no mundo.

Nos investimentos mistos, são mantidos pelo governo e entidades, visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário, ainda, se estrutura na forma de capital misto, como exemplos a Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica entre outros.

Assim, toda a ação de investimento, espera-se obter benefícios futuros, como nós, alunos, que estamos investindo na nossa carreira profissional, com o objetivo de que no futuro, conseguiremos uma estrutura profissional, com garantias para um futuro financeiro, que permita um retorno econômico financeiro, utilizando-se da qualificação técnica profissional.

Já no caso de uma empresa, um investimento pode ser a compra de equipamentos, máquinas e imóveis para instalação de unidades produtivas ou ainda na compra de títulos financeiros, ou seja, é o ato de aplicar um capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva.

Para isso precisamos saber se um investimento é viável ou não, e ainda, frente a dois investimentos precisamos saber qual é mais vantajoso, ou seja, qual terá uma melhor rentabilidade futura. Pode-se dizer que os empreendedores devem ser movidos pelo desafio, para garantir o sucesso, pois, nem sempre ter dinheiro é sinônimo de investimento.

O projeto a ser analisado será uma franquia da empresa O Boticário, uma franquia de cosméticos com faturamento de R$ 2 bilhões, que contam atualmente com 12 mil funcionários.

ANÁLISE DO PROJETO

Com a modernização, as empresas precisam se desenvolver e estar sempre adaptadas ao mercado e para auxiliar nesse desenvolvimento, foram estudados conceitos de fluxo de caixa e depreciação. O aspecto mais importante de uma decisão de investimento são os fluxos previstos de caixa a serem determinados pelas propostas em análise. O fluxo de caixa concentra todas as informações de entrada e saída das empresas, é um importante instrumento para controle e equilíbrio na tomada de decisão, pois a confiabilidade dos resultados depende do acerto com que os fluxos de caixa foram projetados.

Os administradores também precisam levar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com