TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adm Produção E Operações

Dissertações: ATPS Adm Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  5.943 Palavras (24 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA

Rua: 7 de setembro,1635 -Centro – Cristalina/GO- CEP:73850-000

Centro de Educação à distância (CEAD)

Curso Superior de Administração

ATPS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO E OPERAÇÕES

Professor: Me. Luiz Manuel Palmeira

Administração - 6º Semestre

Cristalina-GO, Setembro de 2013.

FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA

Rua: 7 de setembro,1635 -Centro – Cristalina/GO- CEP:73850-000

Silvânia Santos Cardoso

RA: 294113

Simone de Oliveira Mello Alcântara

RA: 291404

Raiane de Souza Oliveira

RA: 344872

Edvânia Macedo Albernaz Borges

RA: 340744

Elizângela de Fátima Gonçalves

RA: 335346

Elter Morais Batista

RA 344212

Cristalina-GO, Setembro de 2013.

Sumário

INTRODUÇÃO 4

SISTEMA DE PRODUÇÃO 5

ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO 6

EMPRESA: FUGINI ALIMENTOS LTDA 6

O PRODUTO – ESTRATEGIA DE PRODUÇÃO 7

ESTRATÉTGIAS DA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO 8

A IMPORTANCIA DA PREVISÃO DE VENDAS 9

CICLO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 10

PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO 12

PLANEJAMENTO AGREGADO 13

PERFIL DA DEMANDA 14

ELABORAÇÃO DO PLANO AGREGADO 15

ETAPA A. . 15

ETAPA B. . 16

ETAPA C. . 17

ETAPA D. . 18

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO 20

GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS 22

CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 28

INTRODUÇÃO

De uma forma geral, a Administração da Produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra “produção” liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto a palavra “operações” se refere às atividades desenvolvidas em empresas de serviços. Nas indústrias, as tarefas que são o objeto da Administração da Produção encontram-se concentradas prioritariamente na fábrica ou na planta industrial.

A grande verdade é que, ao longo do tempo, a designação de Administração da Produção vem sendo confundida com a atividade fabril. Ao ouvi-la, as pessoas logo imaginam um local cheio de máquinas, pessoas andando de um lado para outro, produtos sendo fabricados, vagões ferroviários ou caminhões sendo carregados ou descarregados e assim por diante. Não resta dúvida que tudo isso tem a ver com a Administração da Produção, mas a imagem é incompleta. Bancos, hospitais, escolas, aeroportos, que são todas atividades classificadas como serviços, têm também a ver com os conceitos e técnicas que iremos explorar. Como a extensão desses conceitos e técnicas às atividades de serviços é relativamente recente, nem sempre a adaptação é perfeita, e vem se processando gradativamente. De qualquer maneira, ela é possível e dá geralmente bons resultados.

Os conceitos e técnicas que se constituem no objeto da Administração da Produção e Operações dizem respeito, às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) especificamente aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Não se trata de uma disciplina técnica, no sentido mais comum do termo, e isso a distingue de outras disciplinas mais típicas da Engenharia. Não se estudam aqui a natureza e o funcionamento das máquinas, por exemplo, nem como se estrutura uma rede elétrica ou de tubulações industriais. Os conceitos e técnicas aplicam-se à tomada de decisão quanto aos recursos produtivos ou, mais diretamente, às formas de utilizá-los, do ponto de vista administrativo, de forma a conseguir melhores resultados.

O objetivo deste trabalho é de conhecer como é elaborar um relatório que contemple o desenvolvimento de um Plano de Produção, para isso escolhemos a empresa FUGINI ALIMENTOS LTDA, que é uma empresa do segmento industrial.

SISTEMA DE PRODUÇÃO

Definimos “sistema de produção” como o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outputs). O sistema de produção é uma entidade abstrata, porém extremamente útil para dar uma ideia de totalidade. Distinguem-se no sistema de produção alguns elementos constituintes fundamentais, são eles os insumos, o processo de criação ou conversão, os produtos ou serviços e o subsistema de controle. Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:

• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com